Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Texas: enchente deixa 24 mortos e ao menos 23 meninas desaparecidas

Estado norte-americano registra inundação na região do Rio Guadalupe, e equipes fazem buscas com o apoio de helicópteros


				Texas: enchente deixa 24 mortos e ao menos 23 meninas desaparecidas
Mais de 20 meninas que estavam em acampamento estão desaparecidas. @Sec_Noem/X

Fortes chuvas provocaram o transbordamento repentino no Rio Guadalupe, no estado do Texas, nos Estados Unidos, causando a morte de ao menos 24 pessoas.

De acordo com a agência Reuters, um grupo de 23 a 25 meninas desapareceu durante a enchente. Elas estavam no acampamento de verão cristão Camp Mystic, feito só para meninas.

Leia também

Imagens nas redes sociais mostram como as águas do rio subiram desde sexta-feira (4/7), quando as chuvas atingiram a região. No fim de sexta, o governador do Texas, Greg Abbott, declarou uma espécie de estado de emergência para poder emplacar recursos em buscas e em ações para lidar com a enchente.

“Hoje à noite, assinei uma declaração de desastre para garantir que as autoridades locais tenham recursos para continuar a responder às enchentes na região de Hill Country. O Texas não medirá esforços para garantir que todas as pessoas desaparecidas sejam devidamente contabilizadas”, disse Abbott na rede social X.

O governador do Texas também informou que as buscas com o apoio de helicópteros são feitas sem interrupção, e que só vão parar quando todos forem encontrados. “Missões de resgate aéreo como essa são realizadas 24 horas por dia. Não pararemos até que todos sejam contabilizados”, destacou.

De acordo com Dalton Rice, administrador municipal de Kerrville, sede do condado do Kerr, a alta do rio aconteceu antes do amanhecer e de modo repentino, sem que desse tempo da emissão de alertas para a população.

“Isso aconteceu muito rápido, em um período de tempo muito curto, impossível de prever, mesmo com radar”, disse Rice. “Isso aconteceu em menos de duas horas”, acrescentou, de acordo com a Reuters.

Autoridades estaduais de gerenciamento de emergências alertaram na quinta-feira (3/7) sobre o risco de tempo severo no dia anterior à chuva. Porém, W. Nim Kidd, diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas, disse que as previsões “não indicavam a quantidade de chuva” que foi vista.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou a situação em uma fala para jornalistas. “É impactante”, afirmou.

Até a noite de sexta-feira, equipes de emergência haviam resgatado ou evacuado 237 pessoas, sendo que 167 foram por meio de helicópteros.

Krist Noem, secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, anunciou nas redes sociais que a Guarda Costeira do país está ajudando nas operações de resgate no Texas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X