Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado neste sábado

Em 2025, a celebração traz o tema “Cooperativas promovem soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor”


				Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado neste sábado
Somente neste ano, o SESCOOP/AL já promoveu 11 cursos voltados a temas como marketing e gestão.. Reprodução

O Dia Internacional do Cooperativismo, conhecido como Coops Day, será celebrado neste sábado, 5 de julho. Em Alagoas, a data será marcada por ações e reflexões lideradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (SESCOOP/AL), que reforça o papel transformador do modelo cooperativista na sociedade.

Em 2025, a celebração traz o tema “Cooperativas promovem soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor”, em sintonia com o Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU. A proposta destaca o protagonismo das cooperativas no enfrentamento dos desafios globais, como desigualdade, mudanças climáticas e exclusão financeira, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia também

Para o superintendente do SESCOOP/AL, Adalberon Sá Júnior, o cooperativismo tem um papel essencial na transformação social:

“O cooperativismo existe para transformar realidades e o SESCOOP para gerar valor real para as cooperativas e ajudá-las a promover essa transformação social. Quando apoiamos as cooperativas com formação, inovação e melhoria no seu desempenho, estamos ajudando a construir propósito e com isso um mundo mais justo, inclusivo e sustentável — como propõe o Coops Day”.

Formação contínua e novas ações

Somente neste ano, o SESCOOP/AL já promoveu 11 cursos voltados a temas como marketing e gestão. Em julho, mais três formações estão programadas, com foco em captação de recursos, riscos psicossociais (NR1) e contabilidade.

As atividades do segundo semestre também estão definidas. Entre elas, estão o lançamento da campanha SomosCoop 2025 em Alagoas, a realização do Dia de Cooperar (Dia C), a Meia Maratona Coop, e as Oficinas de Planejamento para 2026.

Dia C: ações sociais no Benedito Bentes

Um dos destaques da programação será o Dia de Cooperar, que acontecerá no dia 30 de agosto, no estacionamento do Pátio Shopping, na entrada do bairro Benedito Bentes, em Maceió. O evento reunirá cooperativas com uma série de serviços gratuitos para a população.

O Dia C é um movimento nacional de responsabilidade social, organizado por unidades estaduais e cooperativas, que realizam ações voluntárias nas comunidades onde estão inseridas. O objetivo é transformar vidas por meio de iniciativas que reflitam os valores e princípios do cooperativismo.

Um modelo centrado nas pessoas

A temática do Coops Day 2025 reforça o modelo cooperativista como alternativa centrada nas pessoas e comprometida com o bem-estar coletivo:

“Cooperativas promovem soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor”.

A frase traduz a essência do movimento, baseado na propriedade coletiva, gestão democrática, e na prioridade ao impacto social e ambiental. Em um contexto de crise climática, desigualdade e exclusão, as cooperativas surgem como soluções viáveis e sustentáveis.

Um dia para celebrar o impacto global

O Coops Day foi celebrado pela primeira vez em 1923, pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e passou a ser reconhecido oficialmente pela ONU em 1995. Desde então, o evento é promovido em conjunto com a Comissão para a Promoção e o Avanço das Cooperativas (COPAC), envolvendo organizações, governos, cooperativas e cidadãos em todo o mundo.

A data é uma oportunidade para mostrar como as cooperativas empoderam pessoas, fortalecem comunidades e promovem valores como democracia, solidariedade e sustentabilidade.

Cadastro de instrutores e selo de identidade

Para sustentar seu programa de formação, o SESCOOP/AL conta com o Cadastro Nacional de Instrutores, sendo necessário estar credenciado para ministrar os cursos. O estado possui edital próprio, disponível no site institucional: somoscooperativismo-al.coop.br, com todas as informações para interessados.

Além disso, o SESCOOP/AL também integra a campanha nacional do Carimbo SomosCoop, selo que identifica produtos e serviços oriundos de cooperativas. A proposta é gerar valor de mercado, promover confiança e credibilidade junto aos consumidores, e aumentar a representatividade do cooperativismo na sociedade. Em Alagoas, o número de cooperativas aderentes ao selo tem crescido significativamente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X