A alta temperatura política sinalizada em alguns conhecidos municípios nas últimas semanas impõe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e aos órgãos de segurança uma atenção especial para que a disputa das eleições do próximo ano não descambe para a violência.
Na disputa pelo poder e faltando um pouco mais de um ano para as eleições, a cooptação de lideranças e avanço nos redutos eleitorais adversários acendem um sinal de alerta.
Abrangência
Meses atrás, em cidades consideradas da Grande Maceió, adversários políticos trocaram farpas, o mesmo acontecendo em outras regiões onde os espaços estão sendo disputados com a velocidade que a situação exige.
Histórico
Como o histórico de violência em algumas regiões não é nada saudável, o mais prudente é fazer um alerta às lideranças políticas de que serão responsabilizadas se alguma situação sair da normalidade, o que é bastante provável.
Influência
Na disputa por novas alianças, sobretudo no interior do Estado, tanto o senador Renan Calheiros como o deputado Arthur Lira têm possibilidade de mediar problemas que surgem enquanto é tempo, contribuindo para a desaceleração de conflitos localizados.
Precaução
Como todos sabem onde estão localizadas as regiões mais problemáticas, seja no Norte, seja no Sul do estado, importante mesmo seria os órgãos de segurança promoverem encontros com as lideranças locais para exigir uma disputa política sem a necessidade de apelar para métodos poucos recomendáveis.
Vantagens
O que mais preocupa neste momento é a perspectiva de as eleições de 2026 serem as mais caras dos últimos 30 anos, o que induz a adversários políticos utilizarem “ferramentas” próprias para levarem vantagem no processo eleitoral.
Disputa
Além de Maceió, onde se concentra a maior força eleitoral, outros municípios alagoanos estão sendo fatiados nas eleições majoritárias do próximo ano. Algumas lideranças já definiram suas posições e outros ainda não.
Obstáculo
A Câmara teve dificuldade de aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias no início da semana e a insatisfação é grande entre os vereadores que aprovaram as emendas parlamentares a contragosto da prefeitura de Maceió.
Integridade da informação
O secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, articulou na manhã dessa quinta-feira (3) uma parceria estratégica com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em Brasília. A reunião discutiu iniciativas para a fortalecer a integridade da informação pública no Estado. Foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Alagoas e o IBICT para desenvolver projetos de enfrentamento à desinformação e de acesso qualificado à informação científica.