
O município de Marechal Deodoro começou a registrar, nesta quarta-feira (2), uma situação de normalização após dias de fortes chuvas. Segundo o Comitê de Prevenção às Enchentes (Programa Prevenir), houve uma redução significativa nos volumes de precipitação e, com isso, o nível da água baixou.
As áreas que estavam alagadas já começaram a secar, e não há mais registro de transbordamento em nenhum ponto da cidade. Todas as famílias que estavam desabrigadas retornaram para suas casas, e as que estavam desalojadas — abrigadas provisoriamente na casa de parentes — também foram orientadas a voltar com segurança para suas residências.
Leia também
O nível da Lagoa Manguaba, monitorado em dois pontos principais, também está abaixo da cota de transbordamento. No povoado Auxiliadora, o nível registrado foi de 2,58 metros, abaixo da cota de 2,70 metros. Na Orla Lagunar, o nível também está em 2,58 metros, abaixo da cota de 2,84 metros.
Mesmo com a melhora nas condições, o Programa Prevenir segue com equipes em campo realizando desobstrução de vias, operação de bombas para drenagem, limpeza de galerias pluviais e fiscalização em áreas de risco.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria da Mulher, Cidadania e Desenvolvimento Habitacional atuaram em conjunto para garantir o retorno das famílias às suas casas.
A Defesa Civil de Marechal Deodoro permanece em alerta e pode ser acionada a qualquer momento pelo número (82) 99419-8942. As ações de monitoramento e prevenção continuam nos próximos dias.