Uma possível candidatura ao Senado pelo Republicanos de Davi Davino vem esquentando os bastidores políticos nos últimos dias, o que tem preocupado o MDB, do senador Renan Calheiros, e o Partido Progressista, do deputado Arthur Lira.
Como o objetivo do Republicanos é formar uma federação com o próprio MDB, estaria aí uma equação para ser resolvida com Renan, o qual, como das outras vezes, não admite que uma sombra possa lhe incomodar nas eleições do próximo ano.
Impasse
Como Davino aposta que poderá sair candidato ao Senado, a empreitada torna-se difícil se houver uma reação do presidente do diretório regional do MDB - Renan Calheiros, por sua vez, pode influir para que isso não aconteça.
Alternativas
Além dessa perspectiva que incomoda as principais lideranças políticas do Estado, somente com um grande acordo a situação poderá ser contornada, contanto que Davi Davino saia bem na fita.
Mudanças à vista
Como as duas vagas para o Senado são cobiçadas por Renan e Arthur Lira, outras possíveis e prováveis candidaturas ameaçam mexer no quadro político, se levar em consideração que correm por fora os deputados Paulão, Alfredo Gaspar de Mendonça e Davi Davino, que deve sair com grande votação de Maceió.
Falta JHC
O quadro político, entretanto, só será definido quando o prefeito de Maceió anunciar para onde vai, processo que anda a passos de cágado e que pode influir na sua rede de alianças. Para alguns aliados, o tempo é curto e as definições precisam acontecer rapidamente.
Pé no freio
A baixa popularidade do presidente Lula nas últimas pesquisas eleitorais tem tido efeito no seu eleitorado. Em Alagoas, por exemplo, o ministro Renan Filho, cotado para assumir uma candidatura a vice-presidente, ultimamente não tem dado pistas concretas nessa direção.
Avaliando
O emaranhado de problemas que atinge todo o governo federal – com uma disputa entre executivo e legislativo sobre a derrubada do IOF, que será decidida pelo Supremo Tribunal Federal – tem gerado um impasse nas composições políticas, afetando também o Estado de Alagoas.
Indecisão
Mesmo que já tenha admitido que disputaria o governo de Alagoas, o ministro Renan Filho parece estar avaliando a situação. Se será candidato ou não, vai depender de o vento soprar favorável e até mesmo dele desistir de alguns projetos pessoais.
Assustando
A possibilidade concreta de um cruzamento de folhas salarias envolvendo todos os poderes tem trazido certa apreensão nos últimos dias. A situação tem se agravado ultimamente e a tendência é se promover um arrastão que certamente aliviaria os cofres públicos.