
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/Semarh/AL) emitiu mais um aviso de alerta nesta segunda-feira (30), em razão das chuvas fortes que acometem o estado desde a última semana. A previsão é que as precipitações devem continuar, sendo acompanhadas por rajadas de vento para as regiões da Zona da Mata, Litoral - o que inclui a Região Metropolitana -, o Baixo São Francisco e o Agreste. Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, Alagoas está em estado de alerta máximo meteorológico e há risco de novos pontos de alagamento, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação dos rios e lagoas. O risco de deslizamento em áreas de encosta também permanece elevado.
Leia também
Nesta segunda-feira, o nível do Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos, transbordou, ultrapassando a cota de 380 cm e provocando alagamentos na cidade. A expectativa é que o nível da água continue subindo, fazendo com que mais pessoas deixem suas casas ao longo do dia.
O Rio Manguaba, no município de Porto Calvo, também se mantém acima da cota de atenção e é necessário manter a atenção ao município, pois existe a possibilidade de transbordamento caso haja intensificação das chuvas nas próximas horas.
A Lagoa Manguaba, nos municípios de Pilar e Marechal Deodoro, perdeu a oscilação natural da maré e apresenta tendência de elevação durante esta segunda-feira. No Pilar o nível da Lagoa ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 110 cm, chegando a 137 cm. Em Marechal Deodoro, a cota de atenção é de 230 cm e a de transbordamento de 270 cm. Às 10h, o nível da lagoa era de 266 cm, devendo atingir a cota de transbordamento.
Já o Rio Camaragibe apresenta nível elevado com risco de transbordamento nos pontos mais baixos de Matriz do Camaragibe e Passo de Camaragibe.
A orientação é que a população acione o 193 em caso de emergências e ocorrências relacionadas às chuvas. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão em alerta.