
O mês de junho superou as expectativas de chuva em Maceió, com um volume 41% acima do previsto para o período. De acordo com a Defesa Civil municipal, foram registrados 457 mm de chuva, enquanto o esperado era de 323 mm, conforme a Normal Climatológica. Com isso, o mês encerra como um dos mais chuvosos do ano.
Ao todo, foram contabilizadas 217 ocorrências durante junho. Os principais chamados envolvem problemas estruturais em edificações (545 registros) e ameaça de deslizamento de solo (296) — dados que refletem os impactos acumulados dos seis primeiros meses de 2025, que já somam 1.793 atendimentos.
Leia também
Apesar do alto volume de chuva, o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, destaca a ausência de acidentes graves. “Isso reflete o impacto do trabalho preventivo e a consciência da população em deixar os locais de risco nos dias de fortes chuvas”, afirma.
Antes de junho, o mês de maio também já havia superado as médias históricas, com um volume 75% acima do previsto. Naquele período, foram 1.148 ocorrências registradas.
Já para o mês de julho, a previsão é de 270 mm de chuva, o que mantém o alerta em áreas de risco. A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e mantém equipes de plantão nas ruas, com foco na prevenção e no atendimento rápido às famílias afetadas.
Nos últimos 15 dias, 52 pessoas ficaram desalojadas e precisaram se abrigar temporariamente em casas de familiares. O órgão também informou que as boias da bacia do Rio Mundaú estão em nível de observação, sem risco imediato de inundação.
Previsão para os próximos dias
A previsão para esta segunda-feira (30) indica tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade variável ao longo do dia. Já nesta terça-feira (1º), o tempo deve ter sol entre nuvens, com chuvas isoladas no fim da tarde e durante a noite.
O monitoramento segue sendo feito em tempo real pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), responsável por emitir alertas à população em caso de risco iminente.
“Nosso trabalho não para. Todos os dias temos equipes nas ruas, orientando a população e realizando os encaminhamentos necessários para cada caso. Temos a missão de trazer mais segurança para a população e salvar vidas”, reforça Abelardo Nobre.
*Com assessoria