Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

PM de Alagoas apreende 653 armas de fogo em apenas 5 meses

Aumento das apreensões reforça estratégia baseada em inteligência e ação tática; Maceió lidera ocorrências


				PM de Alagoas apreende 653 armas de fogo em apenas 5 meses
PM de Alagoas apreende 653 armas de fogo em apenas 5 meses. Assessoria

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) apreendeu 653 armas de fogo entre janeiro e maio de 2025, segundo dados da Seção de Estatística e Análise Criminal (2ª Seção/EMG).

O número representa crescimento de 2,67% em relação ao mesmo período de 2024 (636 armas) e 13,17% em comparação com 2023 (577 armas). A alta revela a efetividade do planejamento estratégico das unidades operacionais, que têm intensificado ações com base em inteligência policial.

Leia também

O Batalhão de Polícia Militar de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (BPM/Rotam), com sede em Maceió, liderou as apreensões no Estado, retirando 114 armas de circulação no período. Em seguida, destacam-se o 3º Batalhão (Arapiraca) com 54 registros, e o 4º Batalhão (Maceió) com 40.

De acordo com o major Helquias Pereira, comandante da Rotam, o sucesso da unidade é resultado de um modelo operacional centrado na análise de dados, planejamento técnico e treinamento constante. “Esse resultado é reflexo de uma tropa preparada, que treina duro, atua com estratégia e, acima de tudo, é movida por um espírito de corpo e de combate incansável", afirmou.

O sargento Daniel Lessa, com 19 anos de atuação na PM, lidera a equipe Delta do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) do 3º BPM e enfatiza a importância da padronização e da confiança entre os membros. “Cada componente da equipe sabe o seu papel diante de uma ocorrência. A confiança entre os membros também é fundamental.

Tudo isso faz com que situações complexas, como a apreensão de armas, sejam resolvidas da melhor forma possível”, afirmou o militar. Sua guarnição foi responsável por 9 das 54 apreensões da unidade.

Entre os modelos de armamento mais recolhidos estão os revólveres (298), espingardas (227) e pistolas (104). Também foram apreendidas 15 garruchas, 5 rifles e 2 fuzis. A capital Maceió lidera as ocorrências, com 208 armas apreendidas, seguida por Rio Largo (39) e Arapiraca (34).

Os dados indicam que a maioria das apreensões ocorre nos fins de semana e durante a noite, padrão que se manteve nos últimos três anos. Essa regularidade permite à PM planejar operações com mais precisão. Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Paulo Amorim, a estatística tem sido um pilar fundamental para o desempenho da instituição.

“Nossos grandes comandos, por área, planejam sua atuação tecnicamente, visando resultados. Os números positivos estão atrelados ao reforço nas atividades de policiamento, à distribuição estratégica do efetivo e ao incremento na área de inteligência”, ressaltou.

A Polícia Militar reforça que o foco permanece na retirada de armas ilegais das ruas e na redução da criminalidade, com atuação contínua e apoio da população através de denúncias e colaboração com os trabalhos das guarnições.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X