Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

CBF avança para formar primeiros árbitros profissionais no fim de 2026

Semana de treinamentos tem 64 árbitros e assistentes no Rio de Janeiro. Para o fim de 2026, comissão de arbitragem prevê primeiro bloco de profissionais, sob contrato, do apito

A CBF prevê divulgar entre outubro e novembro o ranking de árbitros do futebol brasileiro. A “cotação” de cada profissional vai depender de três fatores: a nota do observador de campo, do analista de vídeo e do analista de VAR. O ranking já existe e hoje já serve para escalas de rodadas dos principais jogos da Série A do Brasileiro.

Tudo em um só lugar.

Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

				CBF avança para formar primeiros árbitros profissionais no fim de 2026
Árbitro Bruno Arleu passa por teste de percentual de gordura na semana de treino da CBF. — Foto: Raphael Zarko

A medida é parte do processo de profissionalização que a CBF iniciar no fim de 2026 – com a formação do primeiro bloco de profissionais. O modelo depende também da regulamentação da classe - hoje, os árbitros recebem por partida, sem vínculo empregatício. A remuneração mensal média dos árbitros que mais trabalham na Série A é de cerca de R$ 15 mil, o que é considerado baixo para um modelo profissional e de dedicação exclusiva. A CBF estuda iniciar o vínculo profissional com contratos temporários com essa "primeira leva" de árbitros.

Leia também

Até o fim da semana, a CBF realiza sessão de treinamentos práticos e teóricos com 64 árbitros e assistentes – entre juízes, bandeirinhas e assistentes de VAR – no Rio de Janeiro, no Clube da Aeronáutica. Todos da Série A.

- Nosso trabalho é dar condições para o árbitro viver exclusivamente da arbitragem para a arbitragem. Hoje a gente vê que os árbitros ainda têm outra profissão, principalmente os que estão começando ou estão em séries abaixo, da B, da C...Necessitam ter um trabalho efetivamente. Nosso projeto de profissionalização é de ter esses árbitros dedicados exclusivamente à arbitragem – diz Rodrigo Cintra, ao ge, durante os treinos da arbitragem.

Shorts Youtube
Play
Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Play
Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Play
Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Play
Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira


				CBF avança para formar primeiros árbitros profissionais no fim de 2026
Membro da coordenação científica, Emerson Filipino, ao lado de Rodrigo Cintra, coordenador-geral da comissão de arbitragem da CBF. — Foto: Raphael Zarko

- Apresentamos esse projeto no dia 17 de fevereiro e agora foi encampado 100% pelo presidente Samir Xaud. Esse projeto ele vai sair do papel. Na verdade já está saindo do papel com esses pilotos que nós estamos fazendo, que já são pílulas, já são células de profissionalização para que ao final de 2026 nós tenhamos o primeiro grupo profissionalizado.

Cintra chama de piloto o formato atual, com a reunião dos árbitros por uma semana, em espécie de intertemporada. Para o futuro próximo, ao longo de 2026, a ideia é reuni-los no mesmo local por dois meses ininterruptos para treinos e estudos diários - como se fosse um clube profissional de fato. Por enquanto, tentam compensar as sessões esporádicas como a desta semana no Rio com muitas palestras por vídeo e atendimentos regionalizados.

Coletes e relógios para análise

A CBF recebeu nos últimos dias 30 coletes da marca Catapult, amplamente usado por clubes há alguns anos. Eles serão usados, inicialmente, por árbitros da Série A como parte do controle físico e técnico que a comissão de arbitragem da CBF estabeleceu no projeto de melhorias da arbitragem.

Hoje, um árbitro corre entre 10 a 12 km por partida – bandeirinha, a metade. Cintra contratou também equipe de coordenação científica para planilhar dados dos 957 profissionais de arbitragem do país – desses, 736 são árbitros centrais ou assistentes.


				CBF avança para formar primeiros árbitros profissionais no fim de 2026
Raphael Claus arranca em teste físico nos treinos da CBF. — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, a CBF analisa a performance dos árbitros e assistentes e a manutenção física dos homens que atuam nos principais jogos das competições nacionais. É como um departamento de análise de desempenho dos clubes – de scout, com estatísticas e lances dos últimos 15 anos do quadro nacional de arbitragem.

- A gente pensou em algum teste que os mobilizasse a melhorar os seus exercícios. Tem um teste utilizado pela Fifa, que é chamado de YOYO, um teste simples de ida e volta de 20 metros, e ele conduz o árbitro a ir ao seu máximo. Eles têm que fazer esse teste uma vez por mês ao menos, dentro da sequência de treinamento, e a cada três meses temos um teste valendo – explica Emerson Filipino, da coordenação científica da comissão de arbitragem.

O controle é feito de duas maneiras: através do envio do link no uso do smart watch – relógio de pulso que mede performance física – e também a partir da coordenação de instrutores de arbitragem locais, designados por cada federação estadual. Um dos árbitros mais conhecidos do país, o gaúcho Anderson Daronco perdeu 8 kg em quatro semanas com muita bicicleta ergométrica.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas