
Em sua reta final, o programa Mulheres Empreendedoras, realizado pela Junior Achievement (JA) Américas com apoio da Western Union, encerra suas atividades presenciais no Brasil com um marco em Alagoas: a estudante Maria Eloiza Trindade dos Santos, da Escola Estadual Romeu de Avelar, foi uma das vencedoras do concurso nacional promovido pela iniciativa e conquistou o prêmio de 500 dólares para dar início ao seu próprio negócio.
O programa oferece aulas presenciais, mentorias com voluntários da empresa e conteúdos digitais, formando uma metodologia híbrida que neste projeto alcançou mulheres em quatro escolas da rede pública estadual: Professor José da Silveira Camerino, Doutor Fernandes Lima, Princesa Isabel e Romeu de Avelar. A proposta foi capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, estimulando o protagonismo feminino por meio do empreendedorismo.
Leia também
Durante as atividades, colaboradores da Western Union atuaram como mentores voluntários, contribuindo para o desenvolvimento de ideias de negócio das participantes. A estudante Maria Eloiza foi um dos destaques: no dia 15 de maio, ela apresentou o AfroMaria’s, um projeto de serviços especializados em tranças, cortes e tratamentos para cabelos afros, com foco em acolhimento, personalização e conexão cultural. O projeto une representatividade, estilo e identidade.
Embora não haja novas aulas presenciais previstas, o projeto entra em sua fase de encerramento deixando um legado de aprendizado. Com abrangência nos estados de Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Rondônia, a edição de 2025 marca um passo importante na formação de uma nova geração de empreendedoras capacitadas e capazes de gerar impacto significativo em suas comunidades.
“Foi maravilhoso acompanhar o entusiasmo e a dedicação das participantes, que demonstraram muita criatividade e determinação ao desenvolverem seus negócios. É inspirador ver como esse programa tem potencial para transformar vidas, promovendo autonomia e fortalecendo a autoestima dessas mulheres. Tenho certeza de que, com o apoio adequado, elas irão alcançar grandes conquistas pessoais e contribuir ainda mais para o crescimento econômico e social de suas comunidades.” - Patrícia Macedo, Diretora Executiva da Junior Achievement em Alagoas.
“O AfroMaria's é um projeto que nasceu de mim, e que eu não tive ajuda com isso, eu tinha um planejamento de como eu queria que fosse, mas não sabia por onde começar. O programa Mulheres Empreendedoras chegou até mim através da escola, e quando começaram as aulas eu vi uma oportunidade de usar aquele aprendizado no meu negócio, e realmente ajudou muito! O projeto me impulsionou, direcionou e esclareceu as coisas pra mim, sou muito grata por isso.” - Maria Eloiza, participante do programa e vencedora do concurso.
SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA) – NO BRASIL
Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método "aprender-fazendo". No Brasil, a JA está há mais de quatro décadas e já entregou mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 205 mil voluntários. Nossos programas de educação financeira são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira).
Com a Junior Achievement em Alagoas, já são mais de 20 anos de atuação, oferecendo mais de 80 mil experiências para jovens por meio de 5 mil participações voluntárias, tendo chegado a mais de 4 municípios alagoanos. Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood e neste ano de 2025 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo quarto ano consecutivo. Saiba mais em jabrasil.org.br e @jaalagoas no Instagram.