
Com a recente inauguração da Escola Sesi Centro Professor Abelardo Lopes, Maceió passa a contar com duas Escolas de Referência com metodologias ativas de ensino que promovem o protagonismo juvenil.
O novo modelo pedagógico, alinhado às práticas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), aposta na integração entre teoria e prática, estimulando o pensamento crítico e criativo. Salas temáticas, laboratórios de robótica e espaços maker fazem parte dessa estrutura moderna. Os resultados são visíveis.
Leia também
Na educação profissionalizante, o Senai possui unidades em Maceió e Arapiraca. Em 2024, foram 14.470 pessoas capacitadas com metodologias alinhadas às tendências da Indústria 4.0. A instituição investe em metodologias de ensino alinhadas às exigências e tendências do mercado, o que garante uma formação ainda mais próxima da realidade industrial.
A formação profissional do Senai é embasada em experiências e simulações que remetem a realidade da indústria, permitindo que o aluno trabalhe com projetos e processos produtivos, preparando-se para as oportunidades que o mercado oferece.
O índice de empregabilidade dos alunos egressos dos cursos profissionalizantes do Senai é de 86%, o que demonstra a eficácia da formação.