Com recursos em torno de R$ 42 milhões do Orçamento destinados à Secretaria de Infraestrutura, o titular da pasta, Rodrigo Cunha, e a própria Prefeitura de Maceió não têm do que reclamar. Resta, pela opinião de observadores, acelerar os projetos, selecionar as prioridades e tentar minimizar a situação crítica pela qual passa a cidade.
A injeção de recursos – que naturalmente vai capitalizar Cunha politicamente – deverá ser feita com bom senso e, principalmente, com velocidade, já que as chuvas não deixaram dúvidas de que muitas regiões necessitam urgentemente da presença do poder público.
URGÊNCIA
Os bairros mais atingidos pelas fortes enxurradas e que necessitam de investimentos públicos, como saneamento e proteção nas encostas da periferia, querem ações emergenciais.
RECORRENTE
Embora se reconheça que choveu forte, além do previsto pelas autoridades, os bairros mais problemáticos sofrem continuadamente nesta época do ano e estão perdendo a esperança de que a prefeitura encontre uma solução para os problemas crônicos neles registrados.
RELEVÂNCIA
Em um bom momento, o Tribunal de Justiça de Alagoas promove, hoje e amanhã, o 1º Encontro Estadual de Adoção, no Maceió Shopping. O evento é destinado a cursos para adotantes, exposição fotográfica e dúvidas sobre o tema. No local, equipes do Judiciário estarão prontas para prestar informações, orientar quem deseja fazer adoção, explicar didaticamente as instruções e como acompanhar o processo nas Varas especializadas.
APREENSÃO
Pelo grande volume de chuvas que caiu nos últimos dias, é de se prever que o inverno este ano será bem rigoroso. A prefeitura fez muito pouco ou quase nada para reduzir os estragos.
ALERTA MANTIDO
As previsões feitas pela Defesa Civil foram confirmadas e as chuvas continuam caindo fortemente em Maceió, o que tem causado inúmeros problemas para a população, especialmente as pessoas que residem nas áreas de risco.
PREOCUPAÇÃO
Além de barreiras deslizando, casas caindo, ruas e avenidas alagadas, as autoridades observam com atenção o grande volume de água que chegou aos rios e lagoas, que transbordaram durante o dia de ontem. Os efeitos já chegam com preocupação a dezenas de municípios nas regiões Norte e Sul. O governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, vem adotando providências e alertando a população para o risco de contrair a leptospirose.
CRESCENDO
Na indefinição de algumas ações, a oposição na Câmara de Vereadores de Maceió tem se sobressaído. As críticas à administração do governo do prefeito JHC têm crescido e, sem um envolvimento firme de sua bancada, a prefeitura tem sido alvo fácil dos parlamentares oposicionistas.