
A senadora Eudócia Caldas celebrou, nesta terça-feira (20), um marco significativo na luta contra o câncer: a autorização, no Reino Unido, para o uso de uma nova vacina terapêutica contra a doença.
Segundo a parlamentar, o imunizante será oferecido gratuitamente pelo sistema público britânico e aplicado de forma subcutânea. A administração do medicamento leva apenas cinco minutos, uma grande evolução em relação ao método anterior, que exigia cerca de uma hora.
Leia também
“Essa inovação está sendo oferecida gratuitamente a pacientes com 15 tipos diferentes de câncer, incluindo pulmão, mama, rim, esôfago, intestino, bexiga, pele e também outros tumores de cabeça e pescoço”, destacou Eudócia Caldas.
A senadora classificou a nova terapia como “mais um exemplo do poder da ciência, aliada à saúde pública, para salvar vidas” e reafirmou o compromisso de lutar para que o tratamento também esteja disponível no Brasil.
“No Senado, sigo firme no compromisso de apoiar a pesquisa e trazer essas soluções para o nosso SUS. A revolução no tratamento do câncer já começou e nós vamos lutar para que ela chegue a todos os brasileiros e brasileiras”, declarou.