
Nove municípios da Zona da Mata e do Litoral de Alagoas enfrentam, neste domingo (18), a falta de abastecimento de água em razão das chuvas intensas, da falta de energia elétrica e de problemas mecânicos.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que atua em todas as localidades afetadas para restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível.
A situação mais crítica ocorre em Porto de Pedras, onde a Estação de Tratamento de Água (ETA) está com as atividades paralisadas desde as 7h30 de sábado (17), devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Casal já acionou a Equatorial e aguarda o retorno da energia para retomar a produção de água na unidade.
Nos municípios de Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Ibateguara e Anadia, os mananciais foram afetados pelas chuvas, o que elevou o nível de turbidez da água bruta. A ocorrência comprometeu o processo de tratamento e exigiu a suspensão temporária da captação.
Em Colônia Leopoldina, a ETA está com as operações suspensas desde as 20h50 de sábado (17). Em Passo de Camaragibe, a estação que abastece a zona urbana está parada desde as 6h30 deste domingo (18). Em Anadia, a produção de água foi interrompida às 8h. Já em Ibateguara, o Sistema Severo, responsável por parte do abastecimento da cidade, está paralisado desde as 4h da madrugada.
Artigos Relacionados
MAIS MUNICÍPIOS
Outros quatro municípios também enfrentam problemas, desta vez por causas mecânicas. Materiais sólidos e detritos carreados pelas chuvas obstruíram o crivo - espécie de filtro - dos conjuntos motobombas que enviam água para Jacuípe, Capela, Joaquim Gomes e Matriz do Camaragibe. Assim que as condições climáticas permitirem, a Casal executará a limpeza dos equipamentos o mais breve possível.
As fortes chuvas também interromperam as atividades dos sistemas Mata do Rolo, em Rio Largo; Cachoeira, em Murici; e Osório, em Messias. O aumento da turbidez da água nos mananciais utilizados pela Casal comprometeu o processo de tratamento, podendo deixar o abastecimento deficiente em algumas regiões desses municípios.
Em Rio Largo, os bairros impactados incluem Mata do Rolo, Centro, Cachoeira, Alto do Ginásio, Mutirão, Alto São Miguel e Lourenço de Albuquerque. Já em Messias, os locais atingidos são os bairros Jarbas Maia, Ares Central, Teotônio Vilela e parte do Centro. Em Murici, o fornecimento pode ficar comprometido nos conjuntos Pedro Tenório e Olavo de Calheiros.
Em todas essas cidades, as equipes seguem monitorando a situação. O abastecimento será retomado após a solução de todas as intercorrência.