
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) alcançou, na última quinta-feira (5), uma marca histórica: mais de 3 mil mandados de prisão foram cumpridos desde maio de 2022, por meio da força-tarefa de inteligência integrada. O número simboliza o compromisso do Governo do Estado com a redução da criminalidade e a segurança da população.
Criada por determinação do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, a força-tarefa tem como objetivo localizar alvos com mandados judiciais pendentes, especialmente por crimes graves. Do total de mandados cumpridos, 1.043 foram contra homicidas, reforçando o papel estratégico da ação no combate à violência letal.
Leia também
“Desde o início da gestão, temos priorizado os investimentos em inteligência e investigação. A criação dessa força-tarefa foi uma medida estratégica que tem dado resultados concretos. Superar a marca dos 3 mil mandados cumpridos mostra que estamos no caminho certo e que a integração das forças é fundamental”, afirmou o secretário Flávio Saraiva.
A força-tarefa é composta pela Chefia Geral de Inteligência Integrada da SSP, pelas Diretorias de Inteligência da Polícia Civil (PCAL) e da Polícia Militar (PMAL), além da participação da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que atuam diretamente na prisão de criminosos de alta periculosidade.
O comandante-geral da Polícia Militar destacou a atuação integrada das forças de segurança. “A participação da PM nessa força-tarefa é fundamental para dar agilidade e força operacional às ações de captura. Nossos policiais estão presentes nas ruas, nas missões de campo, transformando a inteligência em ação efetiva. A PM continua comprometida com a missão de proteger a sociedade e combater o crime com firmeza e responsabilidade”, afirmou o coronel Paulo Amorim.
De acordo com o delegado Gustavo Henrique, chefe-geral de Inteligência Integrada da SSP, os mandados vêm sendo cumpridos de forma contínua ao longo dos últimos três anos. “Faltando sete dias para a força-tarefa completar três anos, atingimos esse número expressivo de prisões. É importante destacar que esses 3 mil mandados são resultado exclusivo do trabalho da força-tarefa, à parte das capturas realizadas diariamente pelas polícias em operações regulares”, explicou.
Ainda segundo o delegado, os alvos são, em sua maioria, envolvidos em crimes como homicídios, latrocínios, estupro de vulnerável, tráfico de drogas, roubos e participação em organizações criminosas. “Estamos falando de pessoas que representam uma ameaça direta à sociedade. São prisões que salvam vidas”, ressaltou.
Os dados que compõem essa marca evidenciam o foco da força-tarefa no combate à criminalidade violenta: 1.043 mandados por homicídio, 512 por envolvimento com organizações criminosas, 333 por estupro de vulnerável, 294 por roubo e 259 por tráfico de drogas. No enfrentamento à violência de gênero, foram registradas 71 prisões por estupro, 44 por violência doméstica, 21 feminicidas capturados e 22 prisões por latrocínio.
Para o delegado-geral Gustavo Xavier, os resultados são fruto de planejamento, investimento e integração. “Essa marca é simbólica, mas representa um trabalho técnico, criterioso e persistente. Estamos tirando das ruas autores de crimes graves e demonstrando que o crime não compensa. A inteligência tem sido nossa principal aliada”, afirmou.