
A Arquidiocese de Maceió celebrará, nesta sexta-feira (9), uma missa em ação de graças pela escolha do novo Papa, Leão XIV, anunciada ao mundo nesta quinta-feira (8). A celebração será presidida pelo arcebispo Dom Beto Breis, na Catedral Metropolitana de Maceió, às 18h.
Já nesta quinta-feira, horas depois do anúncio do novo líder da Igreja Católica, Dom Beto Breis afirmou acreditar que o Papa Leão XIV, de 69 anos, deve seguir o legado deixado pelo Papa Francisco.
Leia também
Dom Beto afirmou ainda que o pontífice, cujo nome de origem é Robert Francis Prevost, tem uma trajetória de destaque na América Latina.
Papa Leão XIV é natural dos Estados Unidos, mas fez sua carreira episcopal no Peru.
O arcebispo Dom Beto Breis ressaltou que, já no primeiro discurso, o novo sucessor de Pedro demonstrou sensibilidade ao se comunicar em espanhol, com carinho e emoção, à diocese do país sul-americano.
Dom Beto também ressaltou a proximidade entre Francisco e Leão XIV. O primeiro nomeou o segundo como prefeito do Dicastério para os Bispos.
“Ele era muito próximo a Francisco. A função que lhe foi atribuída revela o carinho e admiração que Francisco tinha por ele. Do jeito dele. Todo papa tem seu jeito. Com certeza teremos uma continuidade. Não haverá uma ruptura”, pontuou Dom Beto.
No dia da morte de Francisco, a Catedral Metropolitana recebeu centenas de fiéis, que lotaram a igreja na missa em sufrágio ao pontífice.