
O Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas (Sindav/AL) emitiu um alerta à população sobre uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada em todo o estado: criminosos estão se passando por advogados para enganar pessoas e obter transferências bancárias via Pix.
De acordo com o presidente do Sindav/AL, Elias Ferreira, os golpistas acessam indevidamente informações de processos judiciais, especialmente aqueles que envolvem a liberação de valores, e entram em contato com as vítimas por aplicativos de mensagens.
Leia também
Utilizando nomes verdadeiros, logomarcas de instituições e até fotos, eles induzem as pessoas ao erro, solicitando depósitos em troca da suposta liberação de recursos.
“Geralmente, as vítimas estão fragilizadas emocional ou financeiramente, o que facilita a atuação desses criminosos. O Sindav/AL alerta que nenhuma transferência deve ser feita antes da confirmação da identidade do profissional”, enfatizou Elias Ferreira.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) registrou, desde setembro de 2022, cerca de 300 golpes desse tipo em Alagoas.
Como se proteger
- Desconfie de contatos inesperados se você não tem advogado no processo.
- Exija o número da OAB do suposto advogado e verifique a inscrição por meio da plataforma ConfirmADV.
- Nunca faça transferências imediatas, principalmente se forem solicitadas com urgência.
- Evite compartilhar dados pessoais ou bancários por aplicativos de mensagens.
Como denunciar
Se você foi vítima de um golpe desse tipo, pode realizar a denúncia pelo canal oficial da OAB Nacional, acessando: https://fiscalizacao.oab.org.br.
O Sindav/AL reforça que a checagem das credenciais do advogado é um passo essencial para evitar prejuízos e ajudar no combate a essas práticas criminosas.
*Com assessoria