
Com apenas 10 dias de vida, o pequeno Heitor Fortunato do Nascimento foi transferido nessa quarta-feira (7) para o Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), onde passará por uma cirurgia para corrigir uma má-formação congênita no coração. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o suporte do Departamento Estadual de Aviação (DEA) e do Programa Salva Mais.
A transferência foi realizada por meio de uma UTI aérea e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O bebê estava internado na Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, onde apresentou desconforto respiratório após o nascimento. O exame conhecido como Teste do Coraçãozinho apontou alterações que levaram à necessidade de intervenção cirúrgica urgente.
Leia também
“Diante da urgência desse caso, nos mobilizamos para garantir a ida do bebê com segurança e a realização da cirurgia que ele tanto precisa. Cada vida é prioridade”, destacou o secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
Segundo o major Cristian Bons, do DEA, a operação ocorreu conforme o planejado e sem intercorrências. “O bebê permaneceu estável durante o voo e chegou bem em Recife para ser operado”, informou.
O Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), responsável por viabilizar atendimento em outras localidades para pacientes alagoanos, também participou da ação.
*Com assessoria