Um grupo de freiras no Vaticano "bugou" ao ver fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8). No entanto, a fumaça branca, que significaria a escolha de um novo papa, era o resquício da fumaça preta da terceira votação dos cardeais.
O flagra das freiras foi registrado pela transmissão oficial do Vaticano, e a fumaça branca enganou outros fiéis que também estavam na Praça de São Pedro acompanhando o conclave. É possível ouvir gritos de comemoração. (Veja no vídeo acima)
Leia também
A fumaça branca, no entanto, ocorreu diversos minutos após uma espessa fumaça preta sair pela chaminé da capela onde os 133 cardeais votam para decidir quem será o novo líder da Igreja.
A fumaça preta começou a sair da chaminé da Capela Sistina às 6h51 (horário de Brasília), 11h51 locais em Roma. No final da queima dos votos, minutos depois, às 6h59, a fumaça preta vai clareando e ganha aspecto esbranquiçado.
O resquício da fumaça enganou até o social media do Vaticano, que postou "fumaça branca" no X, mas logo depois apagou. A Santa Sé ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido até a última atualização desta reportagem.
No entanto, os fiéis da Igreja Católica ainda poderão ver um novo papa ser anunciado nesta quinta-feira, porque duas novas rodadas de votação no conclave ocorrerão durante a tarde:
Perto de 12h30 (no horário de Brasília): terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.