
A redução nas mortes violentas intencionais foi um dos destaques do balanço apresentado pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) durante a reunião de desempenho operacional do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), realizada nesta terça-feira (6).
De acordo com o comandante do CPRM, tenente-coronel Iraque Hagnnes, a região sob responsabilidade do comando — que inclui Maceió, Rio Largo, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Pilar, Barra de São Miguel e Satuba — apresentou redução de 4,6% nos registros de mortes violentas intencionais (MVIs), além de queda de 15,8% nos crimes violentos não letais e intencionais (CVNLIs), como tentativas de homicídio.
Leia também
Outro dado aponta para a diminuição de 20% nos crimes violentos contra o patrimônio (CVPs), com destaque para os roubos de veículos, que caíram 30% em relação ao mês anterior.
“Esses números refletem o empenho diário das nossas equipes. A redução das mortes violentas é um sinal claro de que nossas estratégias de prevenção e repressão estão surtindo efeito”, avaliou o tenente-coronel Iraque.
Foram realizadas 263 prisões em flagrante, um crescimento de 30,8% em comparação com março, e 36 armas de fogo foram apreendidas, representando alta de 21,4%. A retirada de entorpecentes de circulação também avançou, com aumento de 16,6%, totalizando 21 kg de drogas apreendidas no mês.
O número de atendimentos via 190 também cresceu significativamente: foram 6.722 ocorrências registradas, um aumento de 80,5%.
O comandante destacou o compromisso da tropa com a segurança pública. “Foi um mês muito positivo para o CPRM. Sob as orientações do nosso comandante-geral, coronel Paulo Amorim, seguimos desenvolvendo um trabalho comprometido com a ordem pública e a aplicação da lei dentro da nossa sociedade. Procuramos não só a prevenção como meta, mas também a parte operacional", disse ele.
A reunião contou com a participação de representantes de todos os batalhões e companhias vinculadas ao CPRM, entre eles o 1º, 4º, 5º, 8º, 12º e 13º BPMs, além do BPTran e do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc).