
Nos dias 3 e 4 de maio, o “Despertar – I Evento de Swordplay de Alagoas”, reuniu grupos, praticantes e admiradores da cultura medieval e da simulação de combate medieval com equipamentos de espuma. A programação gratuita atraiu participantes de várias regiões do Estado e promoveu uma verdadeira imersão no universo fantástico do swordplay.
Durante os dois dias, o público pôde acompanhar demonstrações de combates, oficinas, simulações de batalhas em equipe e apresentações culturais, que envolveram desde técnicas de luta até momentos de integração e convivência entre os grupos.
Leia também
A iniciativa contou com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Governo Federal e do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Segundo o presidente da Associação Alagoana de Swordplay (AAS), Alex Michel, o evento marcou um momento importante para a consolidação da prática em Alagoas. “Foi uma experiência enriquecedora. Tivemos a oportunidade de apresentar o swordplay para um público maior, incentivar novos praticantes e mostrar que esse esporte vai além da diversão, promove valores como respeito, companheirismo e disciplina”, destacou.
O “Despertar” também se destacou pelo caráter inclusivo e educativo, recebendo visitantes de todas as idades, muitos dos quais tiveram o primeiro contato com o universo desta modalidade.
Com o sucesso, a associação já articula novas edições e parcerias, buscando fortalecer ainda mais o cenário do swordplay em Alagoas e garantir que a cultura medieval siga encantando e unindo pessoas em torno de histórias, combates simbólicos e espírito coletivo.