Com investimento de R$ 67 milhões, pavimentação da BR-416/AL, na Serra da Catita, é entregue
Governador Paulo, senador Renan e ministro Renan Filho destacaram a união de forças para tirar obras do papel

Jonathas Maresia
17/03/2025 às 17:05 • Atualizada em 17/03/2025 às 19:27 - há XX semanas
Siga a GazetaWeb no Google

Foi entregue, nesta segunda-feira (17), a obra de pavimentação da BR-416/AL, na Serra da Catita. Foram implantados e pavimentados 3,72 quilômetros de pista, beneficiando diretamente a Zona da Mata alagoana. A solenidade contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, do ministro dos Transportes, Renan Filho, dos senadores Renan Calheiros, Fernando Farias e Dra. Eudócia, além de deputados federais, estaduais e prefeitos.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A pavimentação da rodovia é considerada um avanço para a infraestrutura regional, impactando positivamente os municípios de Novo Lino, Colônia Leopoldina, Ibateguara e São José da Laje. O projeto também fortalece a integração entre Alagoas e seis cidades de Pernambuco, promovendo o desenvolvimento econômico e o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra, que faz parte do Novo PAC, recebeu um investimento de R$ 67 milhões do Governo Federal.
Leia também
Reconhecimento e avanços para Alagoas
Em seu discurso, o governador Paulo Dantas destacou o crescimento do estado, com investimentos em áreas essenciais como educação, segurança, infraestrutura e inovação. Ele citou as entregas de creches, praças e calçamentos, além de obras estratégicas para Alagoas.


Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas
Já o ministro Renan Filho relembrou a trajetória da obra e os desafios enfrentados para viabilizar o projeto, que precisou ser federalizado para receber os recursos necessários. Ele reconheceu o trabalho do ex-deputado federal João Caldas e da senadora Dra. Eudócia, que, à época, atuava como prefeita de Ibateguara.
“Essa entrega foi um processo que levou 20 anos e contou com o trabalho de muitas pessoas. Hoje é um dia feliz, pois estamos reunidos para entregar uma obra esperada há tanto tempo”, comemorou o ministro.
O senador Renan Calheiros ressaltou a importância da pavimentação não apenas para Alagoas, mas para todo o país, destacando os impactos positivos para o desenvolvimento da economia local. Ele reconheceu a atuação do ex-deputado João Caldas, do atual prefeito de Maceió, JHC, e da senadora Dra. Eudócia na viabilização da obra.
“Na política, é muito importante somar. A operação somar significa muito mais do que a operação dividir. Sempre me caracterizei por trabalhar por todos os municípios, levando obras e desenvolvimento para todas as regiões, independentemente da condição política do prefeito ou da localização”, declarou Renan.
A senadora Dra. Eudócia agradeceu a todos os envolvidos no projeto, destacando que a rodovia representa um elo fundamental entre os municípios da região, impulsionando setores como a agricultura e o turismo.
“Essa rodovia é um caminho que liga sonhos e oportunidades. Sempre lutamos para garantir que ela estivesse à altura da necessidade de nossa gente. A obra irá facilitar o escoamento agrícola e o turismo, pois permitirá um acesso mais rápido às cidades do Litoral Norte de Alagoas, como Porto de Pedras”, afirmou a senadora.
Mais obras para a infraestrutura rodoviária
Durante o evento, o ministro Renan Filho anunciou a licitação da área de escape da curva da Melancia e assinou a ordem de serviço para as obras de acesso da BR-104 ao município de São José da Laje. Ao todo, serão investidos R$ 110 milhões na rodovia, beneficiando cerca de 27 quilômetros do trecho que conecta a BR-101/AL à BR-104/AL. Além disso, o ministro garantiu que o Governo Federal concluirá integralmente a duplicação da BR-101 em Alagoas, reforçando o compromisso com a modernização da infraestrutura viária do estado.