Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Entenda como retrovisor causou caos na parte final do GP do Catar

Peça do carro de Alexander Abon, da Williams, se soltou perto da saída dos boxes


				Entenda como retrovisor causou caos na parte final do GP do Catar
Detrito do retrovisor de Alexander Albon durante o GP do Catar. Mark Sutton/Formula 1 via Getty Images

Não foi uma ultrapassagem, uma colisão entre pilotos e nem um abandono: o que tornou a segunda metade do GP do Catar realizado no domingo (1) caótica foi um retrovisor. Uma simples peça deu início a uma cadeia de acontecimentos que mexeu profundamente com o resultado da corrida - e pode até mesmo influenciar o campeonato de construtores. Entenda o que aconteceu:

Tudo em um só lugar.

Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Depois de dois acidentes durante a largada que culminaram nos abandonos de Esteban Ocon (Alpine), Franco Colapinto (Williams) e Lance Stroll (Aston Martin), a corrida em Lusail ficou tranquila, sem muita emoção. Max Verstappen liderava e era seguido de perto por Lando Norris, cerca de dois segundos atrás.

Leia também

Entretanto, a situação começou a mudar na volta 30: um dos retrovisores de Alexander Albon, piloto da Williams, se soltou do carro na principal reta do circuito, subiu e parou perto da saída dos boxes.

Em um primeiro momento, a direção de prova decidiu não acionar o carro de segurança e não sabia se mostrava a bandeira amarela. A transmissão oficial da Fórmula 1 mostrou alternância entre a amarela e a verde por quatro vezes em questão de segundos. Nesse meio tempo, Norris acelerou enquanto a bandeira amarela estava ativa - o que obriga os pilotos a diminuírem a velocidade no trecho.

Shorts Youtube
Play
Cantor Rick e mais 4 pessoas morrem após queda de helicóptero

Cantor Rick e mais 4 pessoas morrem após queda de helicóptero

Play
Homem é preso após tentar estuprar menina de 12 anos em Maceió

Homem é preso após tentar estuprar menina de 12 anos em Maceió

Play
Reencontro no Sub-20 - 22/09/2026

Reencontro no Sub-20 - 22/09/2026

Play
Homem acusado de atropelar e matar adolescente vai a julgamento

Homem acusado de atropelar e matar adolescente vai a julgamento

Play
Homem morre após acidente de moto em Craíbas

Homem morre após acidente de moto em Craíbas

Pouco depois do incidente, o finlandês Valtteri Bottas escolheu a linha de dentro do traçado para fazer a curva e acabou atingindo em cheio o retrovisor caído de Albon. Como resultado, a pista passou a ter muitos detritos, e a direção ficou perigosa no local. Ainda assim, o safety car não foi acionado de imediato.

O carro de segurança só entrou no circuito quando as consequências começaram: Lewis Hamilton passou com a sua Mercedes por cima dos destroços e acabou com um furo no pneu dianteiro esquerdo. Logo depois, foi Carlos Sainz quem teve o mesmo problema.

Hamilton teve que dar quase uma volta completa com pneus furados e foi parar na última posição ao trocá-los. Sainz teve sorte um pouco melhor e voltou do pit lane em oitavo lugar. O safety car fez com que mesmo os pilotos sem problemas com o carro fossem para os boxes - a maioria deles saiu dos compostos médios para os duros.

Além disso, a direção de prova decidiu que os carros deveriam passar por dentro do pit lane enquanto a limpeza da pista era realizada. No entanto, os problemas não acabaram com a liberação da pista e a bandeira verde. Logo depois da relargada, o quinto colocado Sergio Pérez rodou sozinho e abandonou a prova.

Como justificativa, Pérez citou o fato de os pneus estarem frios - os carros devem seguir atrás do safety car e ainda obedecer o limite de 80 km/h ao passarem pelos boxes.

- Os pneus estavam congelados naquele momento, e quando eu fui acelerar na saída da curva 12, acabei indo rápido demais. Perdi a traseira do carro e rodei logo depois - explicou Pérez após a prova.

Nico Hulkenberg, da Haas e futuro companheiro do brasileiro Gabriel Bortoleto na Sauber em 2025, foi parar na brita após acelerar demais na curva durante a relargada e também deixou a prova. Os abandonos fizeram com que o carro de segurança fosse novamente acionado.

Lembra da frase sobre Lando Norris ter acelerado mesmo com bandeira amarela? Pois bem, o incidente teve consequências seríssimas para o britânico e sua equipe, a McLaren. Após revisão, a direção de prova aplicou na volta 44 de 57 um stop and go (quando o piloto é chamado aos boxes e precisa ficar parado) de dez segundos. A penalização fez com que ele caísse da segunda para a 15ª posição - última entre os que estavam na pista.

E a punição ao piloto pode gerar prejuízo para a McLaren no campeonato de construtores. A equipe papaia chegou ao GP do Catar com chances de conquistar o título, mas viu a Ferrari reduzir a distância para 21 pontos. A disputa está aberta e ficou para Abu Dhabi, última etapa da temporada.

Mas se um simples retrovisor mexeu tanto com a classificação final da corrida, o primeiro lugar ficou inalterado: Max Verstappen passou George Russell na largada, manteve a ponta até o fim e garantiu a nona vitória na temporada.

O Grande Prêmio de Abu Dhabi, que encerra a temporada de 2024 da Fórmula 1, acontece no próximo domingo (8) às 10h (horário de Brasília). O ge.globo vai acompanhar tudo em tempo real.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas