
Pedagogo Paulo Sandro, conhecido como Tio Paulo, utiliza a contação de histórias como ferramenta para ensinar, divertir e promover o desenvolvimento emocional e social das crianças
O poder das histórias tem transformado vidas e educado gerações. Para um contador de histórias, esse recurso vai além do simples ato de narrar, sendo um instrumento essencial para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Paulo Sandro, também conhecido como Tio Paulo, é pedagogo e contador de histórias, e hoje compartilha suas experiências e momentos marcantes da jornada na arte de contar.
Leia também

“O que me motivou a me tornar um contador de histórias foi saber que, através da contação de histórias, eu consigo divertir as crianças e estimular o seu imaginário”, conta Paulo, que encontrou nessa arte um caminho para impactar positivamente a infância.
A trajetória de Tio Paulo começou em um contexto religioso, quando ele narrava a história do profeta bíblico Samuel. Foi nesse momento que percebeu o potencial da contação de histórias como uma ferramenta para ensinar valores de forma lúdica. “Foi muito bom esse primeiro momento com as crianças, elas ouvindo a história de forma lúdica, como se fosse uma peça de teatro. Elas gostaram muito”, relembra.
“Eu pensei: esse é o caminho que quero trilhar, contando histórias e ensinando as crianças. A contação de histórias é um recurso muito utilizado hoje, como sempre foi”, conclui.

ESCOLHENDO AS HISTÓRIAS
Ao escolher as histórias, Paulo analisa o público e define sua intenção, seja para divertir ou ensinar. “Quando vou escolher uma história, analiso o público – se é infantil, adulto ou misto – e também minha intenção, se quero divertir ou ensinar algo”, explica o pedagogo.
Hoje, a contação de histórias faz parte de sua rotina como educador. Ele adapta as narrativas para atender às necessidades de seus ouvintes, usando-as para promover o desenvolvimento social e emocional das crianças. “Se percebo que uma criança tem dificuldade de socializar, conto uma história onde os personagens fazem amizade facilmente. Se há crianças mordendo, escolho uma história sobre carinho e respeito”, afirma.
BENEFÍCIOS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A contação de histórias vai além de entreter. Ela ajuda na socialização, desenvolve a inteligência emocional e incentiva o gosto pela leitura. “A contação de histórias incentiva as crianças a ler, a se tornarem adultos leitores e a quererem escrever. É uma grande aliada da educação”, comenta Tio Paulo.

Em ambientes hospitalares, o impacto da contação de histórias é ainda mais evidente. Em locais onde as crianças enfrentam situações traumáticas e dores constantes, a contação de histórias oferece um alívio, transportando-as para um mundo de fantasia onde podem esquecer, mesmo que momentaneamente, a realidade. “As crianças estão em um ambiente difícil, sendo medicadas e sentindo dores. A contação de histórias traz diversão, alívio e, por um momento, elas esquecem a doença e a dor”, reflete Paulo.
Ele destaca o papel do pedagogo hospitalar, que, através das histórias, proporciona entretenimento e alegria, oferecendo às crianças uma forma de escapismo e aprendizado. “A contação de histórias no hospital ajuda as crianças a interagir, a sorrir e a achar um pouco de graça na vida em meio às dificuldades”, conclui.
No dia 09 de novembro, Paulo estará realizando um Workshop de Contação de Histórias, no Auditório do Empresarial Humberto Lobo.
Serviço:
O que: I Workshop de Contação de Histórias com o Tio Paulo
Quando: 09 de novembro
Horário: Das 8h às 11h30
Onde: Auditório do Empresarial Humberto Lobo - Serraria - Maceió
Público-alvo: Professores, psicólogos, educadores em geral, estudantes de áreas educacionais, mamães e papais e pessoas interessadas em encantar através da contação de histórias.
Maiores informações: @tiopaulocontadordehistorias ou pelo número 82988437173