Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Fiea orienta empresários sobre importância da competitividade para mercados externos

CIN/AL promoveu mais uma edição do Café CINtegra na manhã desta quinta-feira (4)


			
				Fiea orienta empresários sobre importância da competitividade para mercados externos
Fiea orienta empresários sobre importância da competitividade para mercados externos. Assessoria

Em discurso de abertura do Café CINtegra, nessa quinta-feira (4), na Casa da Indústria, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José da Silva Nogueira Filho, explicou que, para se inserir no comércio internacional, o empresário precisa investir na competitividade de seus produtos, pois os primeiros concorrentes estão no mercado interno.

O evento reuniu representantes de indústrias alagoanas, de prestadores de serviço e de instituições que atuam no impulsionamento da cooperação e da promoção do comércio internacional.

Leia também

Na ocasião, a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiea, Dielze Mello, apresentou as atividades que serão executadas pela Federação das Indústrias no segundo semestre, visando internacionalizar empresas alagoanas.

O Café CINtegra oferece ainda chances de ampliação da network e dos conhecimentos referentes às principais tendências do mercado externo, por meio de palestras com especialistas.

Na abertura, Nogueira ressaltou que, além do CIN/AL, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) têm soluções que contribuem para o crescimento das empresas locais. “Esta casa está aberta para promover o desenvolvimento das nossas indústrias”, disse.

O vice-presidente da Fiea também destacou as parcerias em benefício das empresas e reforçou a importância da recém-criada Secretaria Extraordinária de Indústria, Comércio e Serviços de Maceió (Seminc), estratégica para o desenvolvimento das atividades econômicas na capital. O secretário Joanísio Pita esteve no café da manhã.

Casos de sucesso

Empresária do ramo de acessórios, Alana Tenório já leva o nome de Alagoas para países, como Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Argentina. Os produtos artesanais, com pedras naturais e palha, são os destaques da grife que leva o nome da empresária. As bolsas são o produto mais procurado.

Segundo ela, em 80% das exportações, a empresa alagoana contou com a parceria da Fiea, por meio do CIN/AL. “No CIN, a gente tem todo um apoio para desenvolver e conhecer quais são as premissas, quais são os nossos objetivos nos países para os quais a gente quer exportar. Então, a gente veio aqui [ao Café CINtegra] para aprender e se desenvolver, visando colocar cada vez a nossa marca para o exterior”, disse.

O empresário Samuel Freitas, da Araforros, exporta forros e portas. Ele conta com o apoio do CIN/AL no processo de exportação há mais de duas décadas. “A gente exporta para Argentina, Bolívia, Europa, Estados Unidos... e tudo o que a gente precisa tem o apoio da turma da Federação”, afirmou.

Para a Araforros, a Área Internacional da Fiea facilita muito a questão da documentação, o certificado de origem, e também em contato com outros mercados ou com entidades que promovem a expansão das parcerias internacionais.

“Então, sempre que a gente precisa de alguma coisa relativa à exportação, o pessoal do CIN está aqui para apoiar a gente, promovendo esse tipo de evento para discutir o setor, trazendo oportunidades junto a compradores, rodadas de negócios... a gente tem uma interação muito grande aqui com o pessoal”, revela.

Atividades previstas

Neste segundo semestre de 2024, o CIN vai promover uma missão para a Europa, voltada para o setor de alimentos e bebidas que ocorre em Portugal, no mês de outubro, com a exposição de vestuário e acessórios na Casa Brasiliana. Outra ação é a participação de Alagoas na Feira Multimodal Nordeste e uma visita ao Porto de Suape, em Pernambuco, de 6 a 8 de agosto.

Além disso, a Área Internacional da Fiea realiza outras ações preparatórias de diversos setores econômicos, por meio da realização de capacitações, consultoria para formação de preços e promoção de rodadas de negócios. Para outras informações sobre como inserir sua empresa no mercado internacional, o empresário pode enviar e-mail para [email protected]. O telefone é (82) 2121-3072/3076.

O Café CINtegra foi uma realização do Sistema Fiea, com a parceria do Sebrae, Governo de Alagoas, Postnet, ABDAEX, Multimodal Nordeste e ABN Trading.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X