Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Defesa Civil alerta para chuvas intensas neste mês de junho

Previsão do acumulado mensal é de 322 mm


			
				Defesa Civil alerta para chuvas intensas neste mês de junho
Com previsão de muita chuva, Defesa Civil redobra atenção neste mês de junho. Jonathan Lins/ Secom Maceió

O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) prevê que junho pode receber acumulados significativos de chuvas. Diante disso, o órgão está com as atenções redobradas e à disposição para atender os chamados da população.

"Há uma previsão pela normal climatológica para cada mês do ano e as precipitações no mês de junho normalmente são mais volumosas, o que pode causar maiores danos para a população, principalmente aos residentes nas áreas consideradas de risco”, aponta Hugo Carvalho, meteorologista e coordenador do CIMADEC.

Leia também

O trabalho preventivo, que já vem sendo realizado, tem conscientizado a população para agir de forma adequada e ainda prepara a cidade, a fim de evitar maiores danos aos maceioenses. Os trabalhos de proteção e contenção de encostas realizadosela Prefeitura de Maceió têm sido eficazes na diminuição dos deslizamentos.

Outras ações como a limpeza dos canais e a desobstrução de galerias de águas pluviais auxiliam no escoamento das águas das chuvas.

Mas é importante que a população contribua, fazendo sua parte em manter a cidade limpa.

“Grande parte dos problemas com alagamentos está no descarte incorreto de lixo. A Prefeitura de Maceió realiza limpeza constantemente e sempre são emovidas toneladas de lixo. A população precisa se educar neste ponto”, reforça o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre.

Como acionar a Defesa Civil

Em casos de deslizamentos de barreiras, desabamento de residências ou mesmo para realizar vistoria, quando há rachaduras, a população deve ligar de forma gratuita para o número 199.

A Central de Atendimento solicita os dados do morador, bem como uma breve descrição do cenário.

A pessoa deve também passar o endereço correto do local e um telefone para contato. A partir disso, o chamado já entrará no fluxo de atendimento de ocorrências e uma equipe se dirigirá à localidade, de acordo com o grau de urgência.

Receba alertas

É importante que a população se cadastre para receber os alertas da Defesa Civil, pois é por meio dessas mensagens de texto que os moradores podem sair do risco, quando algo iminente está para acontecer, como chuvas fortes, riscos de deslizamentos e outras ocorrências.

Para receber os alertas, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) de forma gratuita para o 40199, enviando o CEP da residência, sendo cadastrado automaticamente. Preferindo receber pelo WhatsApp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X