Uma criança de dois anos foi encontrada despida, sozinha e ao lado de um cachorro dentro de uma casa, em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, nessa sexta-feira (13). A mãe do menino, que tem 21 anos, foi levada à delegacia por suspeita de abandono de incapaz.
Segundo o Conselho Tutelar de União dos Palmares, a denúncia foi feita pelos moradores da localidade, que acionaram a equipe do órgão para apurar a situação.
Leia também
Isso porque, a casa em que a criança estava tem um muro com uma pequena abertura, de onde o menino, ao lado do cão, chamava as pessoas que passavam na rua.
O caso foi acompanhado pelos conselheiros Alisson Pereira e Alexsander Campos. Pereira informou que, ao chegar no local, por volta das 17h, a criança foi encontrada na área do imóvel, que é de barro. Ela estava sem roupa e na companhia do cão.
"O 2º Batalhão da Polícia Militar foi acionado, mas faltando uns dez minutos para a equipe chegar, acho que alguém ligou para a mãe, e ela retornou à casa, dizendo que tinha ido ao hospital há pouco tempo. Mas a denúncia nos informava que ela tinha saído de casa pela manhã. Ela pedia para não levar a criança, mas informamos que ela não podia sair dali, para aguardar a chegada da polícia", informou Alisson Pereira.
Com a chegada da Polícia Militar, a mulher foi levada para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Murici. No entanto, segundo o conselheiro tutelar Alisson Pereira, ela pagou uma fiança e foi liberada ainda na noite de sexta.
Pereira informou ainda que a mãe foi notificada a comparecer ao Conselho Tutelar na próxima segunda-feira (15). Também será feito um encaminhamento à promotoria e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Este último órgão, de acordo com Pereira, irá fazer uma avaliação técnica da mulher e acompanhamento da situação psicossocial dela para saber se ela tem condições de manter a responsabilidade sobre a filha ou se será necessária a suspensão familiar.
O conselheiro informou ainda que a criança ficou com a avó materna e que o pai não é presente na vida do menino.