O prefeito de Maceió, JHC, divulgou nesta terça-feira (5), por meio das redes sociais, que a Defesa Civil alterou o nível operacional de "Alerta Máximo" para "Alerta", tendo em vista a redução do risco de colapso da mina 18, situada no bairro do Mutange. Apesar da mudança, todas as atenções continuarão voltadas para a região, mas com um risco reduzido.
"Novo boletim sobre a mina 18: Comunico que a Defesa Civil alterou o nível operacional de 'Alerta Máximo' para 'Alerta'. Na prática, isso significa que saímos de um risco iminente de colapso para um estágio de menor gravidade, mas que ainda requer atenção. O monitoramento continua sem parar. Com trabalho e união, vamos superar mais esse desafio", destacou o prefeito da capital alagoana.
Artigos Relacionados
Em boletim divulgado nesta manhã, a Defesa Civil informou que houve um aumento do movimento da mina 18 nas últimas 24 horas, chegando a 6,5 cm. O deslocamento vertical acumulado subiu para 1,86 cm e a velocidade vertical é de 0,27 cm por hora.
Desde a última semana, a situação da mina 18 vem sendo monitorada, tendo em vista o risco de colapso que teria apresentado após sucessivos tremores de terra. O região continua isolada e os pescadores estão proibidos de trabalhar na Lagoa Mundaú, em razão dos riscos.