Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Curado de deformidade rara nos dedos, menino desenha o Rio

O pequeno Christian, agora com dez anos, não abria as mãos quando bebê. Curado, o hobby dele é desenhar

O pequeno Christian de Lima da Silva foi diagnosticado com uma deformidade rara nos dedos quando era bebê. Ele foi o 1º paciente a ser submetido a uma técnica desenvolvida no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e, agora aos 10 anos, está curado.

Ele chegou ao fim do tratamento há pouco tempo e não precisou de cirurgia para a correção. Curado, o garoto adora desenhar e fez um desenho em homenagem ao Rio de Janeiro – que foi emoldurado e pendurado na escola onde ele estuda.

Leia também

“A vida dele mudou completamente. Foi uma alegria enorme, porque eu imaginava que nunca veria meu filho pegar alguma coisa com as mãos e, hoje, desenhar é o que ele mais gosta de fazer”, comemora a mãe, Priscila de Lima.

O tratamento foi possível graças ao diagnóstico precoce da síndrome de Beals-Hecht — condição rara que provoca rigidez na extensão dos dedos.

A mãe notou a situação porque ele não abria as mãos corretamente, não conseguia segurar nada nem respondia aos estímulos da forma correta. Aos 7 meses, ele já estava sendo tratado.

“Quanto mais cedo o paciente iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso da intervenção conservadora (não cirúrgica)”, explica a terapeuta ocupacional Maria da Conceição Soares, que vem acompanhando Christian desde sua chegada ao Into.

O tempo de tratamento depende de cada paciente, mas o acompanhamento acontece até o final do crescimento esquelético, para evitar que a deformidade retorne.

A técnica completa 10 anos em 2023 e consiste na utilização de aparelhos externos que auxiliam na extensão da área rígida.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X