A Mercedes anunciou nesta terça-feira que Mike Elliott deixou de fazer parte do quadro de funcionários da equipe. O engenheiro, que foi chefe de tecnologia e diretor técnico da Mercedes, decidiu dar uma pausa na carreira para pensar nos próximos passos profissionais e encontrar um novo desafio dentro do automobilismo. Durante o período em que esteve na Mercedes, Elliott auxiliou no processo de construção de hegemonia da escudeira, que conquistou sete títulos mundiais consecutivos - seis com Lewis Hamilton (2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020) e um com Nico Rosberg (2016).
Antes da Mercedes, o aerodinamicista passou pelas equipes da McLaren e Renault/Lotus. Já na escuderia atual, onde ficou por 11 anos, foi alçado de chefe de tecnologia a diretor técnico em meados de 2021, com a saída de James Allison - dedicando-se também ao projeto de uma patrocinadora do time na America's Cup, tradicional campeonato de vela. Em abril deste ano, então, Allison retornou e Elliott voltou à chefia de tecnologia.
Leia também
A equipe utilizou seu site oficial e as redes sociais para agradecer aos serviços que Elliott prestou durante o tempo em que ficou na Mercedes.
After 11 incredible years, Chief Technical Officer Mike Elliott has chosen to depart the team.
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) October 31, 2023
Mike has been one of the pillars of the team’s achievements and we thank him for everything he has brought to the team.
We wish you the best of luck with your next chapter, Mike!
"Após 11 anos incríveis, o diretor técnico Mike Elliott decidiu deixar a equipe. Mike foi um dos pilares das nossas conquistas e agradecemos a ele por tudo que trouxe para a equipe. Desejamos boa sorte em seu próximo trabalho, Mike!", postou a conta oficial da Mercedes em anúncio no X (antigo Twitter).
O diretor executivo da escuderia, Toto Wolff, falou sobre a importância do profissional em pronunciamento oficial da Mercedes.
"Mike tem sido um dos pilares das conquistas da equipe na última década. Mike é um cérebro técnico extremamente inteligente e um grande jogador de equipe; ele deu uma forte contribuição não apenas para vencer carros de corrida, mas também para construir a cultura no nosso time", declarou Toto Wolff.
O contrato de Elliott terminaria no fim deste ano, mas decidiu tirar o tempo que restava para dar uma pausa e pensar nos próximos passos profissionais que vai tomar após 23 anos de trabalho na Fórmula 1. O profissional anunciou aos funcionários da escuderia que buscaria novos desafios na noite da última segunda-feira.
"Foi um dos grandes privilégios da minha carreira fazer parte desta equipe. Decidi que agora é o momento certo para dar o próximo passo além da Mercedes; primeiro para fazer uma pausa e um balanço, depois de 23 anos de trabalho duro neste esporte, e depois para encontrar meu próximo desafio. Meus companheiros de equipe por 12 temporadas fantásticas juntos, desejo todo o sucesso nos próximos anos ",disse Elliott na despedida.