Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Cristãos evangélicos lembram dia da Reforma Protestante

Data marca o aniversário de 506 anos da publicação das 95 teses pelo ex-monge agostiniano Martinho Lutero

Além do famoso Dia das Bruxas ou do Dia do Saci, a data de 31 de Outubro tem outro significado para os cristãos evangélicos: o dia da Reforma Protestante. A comemoração se dá, pois, neste dia, no ano de 1517, o ex-monge Agostiniano Martinho Lutero publicou as suas 95 teses, rebatendo pontos que ele acreditava serem contraditórios na Igreja Católica.

O presbítero Fernando Rocha, da Igreja Presbiteriana Renovada, aponta que o dia da Reforma marca o começo do movimento reformista da fé cristã, que visava voltar à sua essência. Ele afirma que o dia 31 de Outubro de 1517 não constitui a ‘Reforma’, mas sim, o início dela.

Leia também

“O início do movimento que traz o retorno à Escritura, à Palavra de Deus, ao olhar para a Palavra e viver a Palavra. Não mais pensar o que eu acho ou o que o outro pensa, mas o que a própria Palavra de Deus diz”, afirmou o líder cristão.

Fernando Rocha também comentou sobre o que os protestantes consideram como os principais ideais da 95 teses: as 5 Solas. A palavra ‘sola’ vem do latim e quer dizer ‘somente’, daí vem a ideia de exclusividade nas cinco afirmações feitas pelos reformadores.

A Sola Scriptura (Somente a Escritura) é a uma doutrina que prega a Bíblia como única fonte de verdade de fé para os cristãos, em contraposição à Igreja Católica, que não apresenta
a Escritura como única fonte da 'Revelação Divina', mas também a Tradição Católica.

“Nosso guia de fé e prática de vida. A Escritura é suficiente, nós não precisamos de outro artifício, a Palavra é suficiente, ela contém todos os assuntos que nós precisamos”, disse Fernando.

Já a Sola Fide (Somente a Fé) prega que a justificação do homem se dá somente pela fé, em oposição ao ensinamento Católico, que aponta que o homem precisa da Fé das Boas Obras para justificação.

“A justificação pelo pecado ocorre somente através da Fé, não precisa de outros elementos intermediadores, é somente pela Fé”, completou o presbítero.

Além dessas duas, os outros três ideais centrais da Reforma Protestante são a Sola Gratia (Somente a Graça), a Solus Christus (Somente Cristo) e a Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus). Essas doutrinas influenciaram outros pensadores, chamados de ‘Reformadores’ ao longo dos anos, que foram desenvolvendo esses pensamentos publicados primeiramente por Lutero.

Por fim, o presbítero Fernando Rocha ressaltou o impacto que a publicação dessas 95 teses, em 31 de outubro de 1517, teve tanto no cenário cristão como também em outras áreas da sociedade, como a cultura, a economia, a política, dentre outras.

“A Reforma não aconteceu em um evento pontual, foi um processo que envolveu outros reformadores ao longo do tempo, em diversos lugares, que trouxeram mudanças para o cenário político, econômico, social e cultural”, finalizou Fernando Rocha.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X