Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Operação prende seis pessoas envolvidas em fraudes fiscais em AL e PE

Dois homens foram detidos quando tentavam fugir, em uma estrada da cidade do Pilar. MPE pediu bloqueios de bens

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) desencadeou, nesta terça-feira (19), uma operação e prendeu seis pessoas suspeitas de envolvimento em crimes de fraudes societárias, fiscais, além de criação de avatares em suas relações com o poder público. Durante a manhã, também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão contra empresas e pessoas físicas que estariam envolvidas no esquema.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Dois homens que estavam foragidos foram presos na estrada de Pilar e foram levados para as devidas oitivas do Grupo de Atuação Especial no Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf).

Leia também

Segundo o órgão ministerial, as fraudes foram cometidas com a criação de pessoas fictícias, contratos forjados e teriam causado prejuízos ao erário alagoano, os quais serão apurados pela equipe técnica da da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL).


				Operação prende seis pessoas envolvidas em fraudes fiscais em AL e PE
Operação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Alagoas e Pernambuco.. MPE-AL

Os alvos da operação, batizada de Parasita, estão nas cidades de Maceió e Recife, onde os mandados estão sendo cumpridos pelo Gaesf, vinculado ao Ministério Público.

Shorts Youtube
Play
CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026

CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026

Play
Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Play
Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Play
Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Play
Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Os cumprimentos de mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

O órgão ministerial pediu ainda que as contas-correntes, bens e imóveis das pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso sejam bloqueados.

A operação surge como sequência das operações “Beco Diagonal” e “Evanesco” e, de acordo com o Ministério Público, já há constatação de alguns dos investigados atuando concomitantemente. O nome escolhido foi em referência à ligação das empresas à organização criminosa que vem atuando ilegalmente à sombra do Estado, de acordo com o órgão investigador.

Os presos serão encaminhados, inicialmente, para a sede da Escola Fazendária. Eles serão ouvidos em audiência de custódia pelo Gaesf e pela 17ª Vara Criminal. O material apreendido, dentre computadores e aparelhos celulares, também será levado para a delegacia de polícia do Gaesf.

Operação Beco Diagonal e Operação Evanesco

Em dezembro de 2022, a “Operação Beco Diagonal” cumpriu 21 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió, contra empresas e pessoas físicas integrantes de uma organização criminosa (ORCRIM) que, de forma fraudulenta, movimentou mais de R$ 44 milhões. Os alvos se encontravam em Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios.

Já no mês de abril de 2023, o Ministério Público, também por meio do Gaesf, desencadeou a “Operação Evanesco” em Maceió, Pilar, São José da Laje e Taquarana. Naquele mês, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, também expedidos pela 17ª Vara Criminal, sendo oito em desfavor de pessoas físicas e dois tendo como alvos pessoas jurídicas. Os suspeitos atuavam no segmento de alimentos e estariam praticando sonegação fiscal, lavagem de bens e falsidades, cujos prejuízos chegaram a R$ 35 milhões para os cofres públicos do Estado.

Além do Gaesf de Alagoas e Pernambuco, participam da operação desta terça-feira (19) a Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz), a Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE/AL), a Controladoria Geral do Estado (CGE), as Secretarias Estaduais de Segurança Pública (SSP/AL) e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris/AL), as Polícias Civis de Alagoas e Pernambuco e as Polícias Militar e Penal de Alagoas.

*Com assessoria

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas