Enquanto a temporada 2023 acabou, CSA e ASA estão de olho no ano que vem. Em 2024, azulinos e alvinegros disputarão o Campeonato Alagoano, Brasileirão e Copa do Nordeste. E é justamente o torneio regional que deve abrir a temporada que vem. Porém, a dupla jogará a fase preliminar da competição. A parte boa é que, entre os classificados, o time azulino é o melhor ranqueado.
Até o momento, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não divulgou se haverá mudanças no formato de disputa do Nordestão 2024. Com isso, a fórmula da atual temporada está mantida até segunda ordem.
Leia também
São duas fases antes da fase de grupos, com 16 clubes disputando quatro vagas. Neste ano, os confrontos foram definidos a partir do ranqueamento da CBF, o que pode beneficiar o CSA. Os 16 clubes são divididos posicionados de acordo com a posição no Ranking de Clubes, do melhor para o pior.

Assim, a CBF decidiu fazer um cruzamento olímpico. Entre os 16 classificados, o Azulão é o que tem a melhor posição, enquanto o ASA é o 10º. Lembrando que este levantamento leva em consideração o Ranking Nacional de Clubes de 2023. Só será considerado o Ranking de 2024 caso a definição da competição aconteça após dezembro, o que é improvável.
As equipes que estão classificadas para a Pré-Copa de 2024 são: ABC, Altos, ASA, Botafogo-PB, CSA, Confiança, Ferroviário, Iguatu, Jacuipense, Juazeirense, Moto Club, Potiguar de Mossoró, Retrô, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Sousa.
O ASA conseguiu sua classificação a partir da bela campanha no Estadual desta temporada. Alagoas tem direito a três vagas, duas delas para o campeão e o vice. Já o CSA entrou pelo critério 2, que é o do melhor clube ranqueado do Estado, que não conseguiu a classificação via Estadual.
Na fase de grupos, já há 12 clubes classificados, entre eles, o CRB. O Galo já está classificado por ser o atual campeão alagoano. O sorteio deve ocorrer entre outubro e novembro.