Os problemas ocasionados pelas chuvas ocorridas entre maio e julho do ano passado ainda causa transtornos para os moradores dos conjuntos residenciais Vales do Amazonas e Parnaíba, localizados no bairro Rio Novo, em Maceió, que tiveram que deixar, parcialmente, os imóveis. A preocupação dos órgãos é a identificação das causas dos danos estruturais, por isso, uma perícia técnica do Ministério Público Federal (MPF) esteve no local para auxiliar nos apontamentos dos problemas na área.
Segundo o Ministério Público Estadual (MPE/AL), na região onde estão situados os residenciais, há a constatação de afundamento de solo com profundidade de até dois metros, vazamentos e estrutura predial totalmente comprometida.
Leia também
Órgãos como o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e a Defensoria Pública da União (DPU), além do MPF, têm acompanhado de perto os desdobramentos dessa situação.
O trabalho conjunto das instituições visa à definição de ações emergenciais em várias frentes. Primeiramente, busca-se a estabilização do solo para evitar danos adicionais. Além disso, a situação de isolamento dos Residenciais Parnaíba e Amazonas tem sido uma preocupação, devido aos danos à pista de acesso. Portanto, medidas imediatas estão sendo estudadas para resolver essa dificuldade de acesso.
Por fim, a realocação dos moradores afetados pelos danos estruturais também está em pauta. O objetivo é garantir que essas famílias encontrem moradias seguras e adequadas.
As fortes chuvas causaram danos estruturais que resultaram na evacuação parcial do Residencial Vale do Amazonas e no isolamento do Residencial Vale do Parnaíba, devido aos danos causados à pista de acesso.
Em razão da atuação conjunta das instituições, a Construtora Uchôa e a BRK Ambiental custearam uma perícia, mediada pela Caixa Econômica Federal, cuja conclusão será comparada às constatações realizadas pela perícia do MPF.
A procuradora da República Niedja Kaspary, representando o MPF, acompanhou presencialmente o trabalho do perito em engenharia civil Fernando Machado nos Residenciais Vale do Amazonas e Vale do Parnaíba. O foco da perícia é identificar as causas dos danos estruturais identificados.
*Com assessoria