O prazo para matrículas e rematrículas da modalidade de Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) para o período letivo 2023.2 começa nesta quinta-feira (17). A Portaria que define as normas e procedimentos de matrícula, além do calendário escolar, foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16).
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o aluno que deseja renovar a matrícula tem do dia 17 a 21 de agosto para confirmar a permanência na unidade de ensino em que estuda atualmente. Os estudantes que buscam entrar na Rede Municipal de Ensino, por meio da EJAI, têm do dia 17 a 24 de agosto. Eles devem procurar uma unidade de ensino próxima a sua moradia para realizar a matrícula.
Já a matrícula é feita na própria escola desejada, apresentando os seguintes documentos: RG e CPF; certidão de nascimento; cartão do programa “Bolsa caso possua; Número de Identificação Social; Cartão SUS; três fotos 3x4 atualizadas; documento original de comprovação de escolaridade e histórico médico escolar. Caso o aluno não tenha documento que comprove escolaridade ou sequer tenha sido alfabetizado, ele passará por uma avaliação de classificação.
Artigos Relacionados
Quanto à transferência interna, quando o estudante muda de região, ele deve solicitar na unidade de ensino em que estudava. O prazo é de 22 a 24 de agosto. Conforme as normas estabelecidas pela Semed, a confirmação do processo de transferência deverá ocorrer através do comparecimento dos pais ou responsável legal, ou o próprio estudante maior de idade, à unidade de ensino designada.
O aluno EJAI tem direito como qualquer outro estudante da Rede, como o Passe Livre, direito ao transporte escolar, materiais didáticos, entre outros benefícios. A Rede de Ensino de Maceió oferta o 1° segmento, que dura 2 anos, e 2° segmento, que dura 2 e meio, na modalidade.
*com informações da assessoria.