O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou que vai decretar emergência em Maceió, em consequência dos temporais. A previsão dada por ele é que a medida seja assinada ainda nesta segunda-feira (10).
A capital vai engrossar a lista de 31 municípios que estão sob este decreto estadual. O governo federal já reconheceu a emergência em 29 cidades alagoanas, todas muito afetadas pelas fortes chuvas que castigaram Alagoas no fim de semana.
Pelo relatório atualizado da Defesa Civil Estadual, Maceió tem 327 pessoas afetadas pelas chuvas, sendo 211 desabrigadas e 116 desalojadas.
A partir deste reconhecimento, o governo do Estado poderá agir com agilidade no envio de socorro financeiro às prefeituras. Até a manhã desta segunda, foram contabilizadas mais de 24 mil pessoas afetadas pelas inundações. O dinheiro vai servir para compra de insumos, como água potável, colchões e cestas básicas para as famílias desalojadas e desabrigadas.
Paulo comunicou, também, que vai conceder uma entrevista coletiva, nesta terça-feira (11), ao lado dos ministros Renan Filho (Transportes), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (da Integração e do Desenvolvimento Regional). Integrantes da bancada federal, estadual e das prefeituras foram convidados da mesma forma.
Artigos Relacionados
No encontro, o governador deve anunciar novas medidas emergenciais de assistência e de reconstrução das áreas afetadas. A comitiva também fará uma visita aos municípios.
Para receber os recursos, as cidades precisam apresentar o plano de ação. Técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional estão em Alagoas para auxiliar as prefeituras na elaboração.
O governador anunciou, ainda, que criará um comitê que terá a participação do governo de Pernambuco, da bancada e dos municípios afetados. “A ideia é montarmos um plano estruturante para encerrar ou minimizar os efeitos das chuvas mais fortes”, destacou Paulo Dantas, em entrevista à TV Pajuçara.