Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Paquera, beijos e abraços: Alesp prepara cartilha sobre assédio

Cartilha comportamental deve ser finalizada e lançada até o fim do mês. Recomendações servirão para parlamentares e servidores da Alesp

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) está elaborando uma cartilha comportamental de “prevenção e enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e à discriminação”.

O texto, revelado pela Universa e obtido pelo Metrópoles, recomenda evitar a “cultura do abraço” na Casa e sugere cumprimentos de mão em vez de abraços e beijos. A cartilha também aponta “como diferenciar” a paquera do assédio.

Leia também

“Podemos partir da seguinte premissa: a paquera não causa medo e não causa repulsa. Lembrando sempre o que é importante. Não é Não”, diz a cartilha.

Em outro trecho, o documento afirma que para uma situação ser considerada assédio moral, “são necessárias condutas repetidas, ao longo do tempo, voltadas a uma pessoa ou grupo de pessoas específico, com o objetivo deliberado de prejudicar e ofender a vítima”.

O texto acrescenta que “atos isolados, alguns conflitos e discussões no dia a dia de trabalho não podem configurar assédio moral”.

“Exigências de produtividade e de respeito às normas da Casa e eventual estresse causado por cumprimento de picos de trabalho também não podem ser considerados assédio moral”, afirma a cartilha.

Denúncias

O documento foi preparado pela Mesa Diretora após denúncia feita pela deputada Thainara Faria (PT), em março deste ano, que disse ter sofrido racismo no plenário da Casa.

O caso, o primeiro polêmico da nova legislatura, acumula-se a uma série de episódios que ocorreram em mandatos anteriores na Alesp. Em um deles, o ex-deputado Fernando Cury foi suspenso por seis meses após ter apalpado a colega Isa Penna no plenário.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas