Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

'Abre a bolsa, por favor?': brasileiros relatam racismo na Espanha

O Fantástico conversou com brasileiros que vivem e trabalham em Madri, e os relatos deles revelam um sofrimento em comum, em situações cotidianas como uma simples compra no supermercado

Os episódios recentes de racismo contra o jogador brasileiro Vini Jr na Espanha não são casos isolados de estrangeiros no país.

O Fantástico conversou com brasileiros que vivem e trabalham em Madri, e os relatos deles revelam um sofrimento em comum, em situações cotidianas como uma simples compra no supermercado. (Veja no vídeo acima).

Leia também

Maria Santos, historiadora e professora, afirma que não se sente tranquila. Ela relata um episódio onde estava num supermercado e foi abordada por um segurança, quando nenhuma outra pessoa da fila passou pela situação da mesma maneira:

"O segurança se aproximou de mim e me disse "abre a sua bolsa, por favor?" Eu disse "como?"... "Não vou abrir." Ele falou "não, mas todos tem que abrir. E é norma do estabelecimento." Eu falei "olha, quantas pessoas estão atrás de mim e quantas pessoas passaram na minha frente. Em nenhum momento eu vi você se dirigindo a elas, para que abrissem a bolsa".

Maria sofreu racismo em outras situações: em uma delas, uma mulher ofereceu lanche na rua para ela e para a filha, mas quando a amiga delas, que é branca, aceitou o lanche, a pessoa não quis entregar, alegando que a doação era só para pessoas necessitadas. Em outro caso de constrangimento, um taxista pediu para tocar no cabelo dela pois estava curioso sobre a textura.

Felipe Domingos, bailarino, conta que na maior parte das vezes percebe o racismo nos olhares. Ele também diz que se sente observado quando faz compras no supermercado e percebe o segurança o observando "de um jeito estranho" e o seguindo.

Ausência de lei antirracista

Um estudo de 2020 do governo espanhol indica que o primeiro lugar onde as pessoas de diferentes origens e etnias se sentem mais excluídas é quando se trata de acesso à moradia, em seguida vêm dificuldades para frequentar estabelecimentos abertos como lojas e supermercados.

No entanto, só 20% das pessoas que dizem ter sofrido discriminação formalizaram alguma queixa. Isso porque na legislação da Espanha não tem uma lei específica para combater a discriminação racial.

Antumi Toasijé, historiador presidente do conselho de questões raciais e étnicas do Ministério da Igualdade da Espanha, explica que "o racismo na Espanha tem uma história muito concreta. Podemos dizer que foi a Espanha que, provavelmente, inventou o racismo contemporâneo, o racismo como o conhecemos hoje, por meio dos estatutos de limpeza do sangue".

Na Espanha e em algumas de suas colônias, a partir do século XV, o sistema dos estatutos excluía os não-brancos da sociedade, de profissões consideradas nobres, como no campo da educação e da administração pública.

Espanha e Vini Jr.

Para a jornalista espanhola Virtudes Sanchez, o espanhol não tem consciência do que significa o racismo. A jornalista que mora no Brasil há 7 anos conta que não tinha noção de que ela própria tinha atitudes racistas e que só aprendeu sobre racismo convivendo com pessoas pretas. Correspondente de um jornal esportivo no Brasil, ela aponta que o que mais incomoda os espanhóis no caso de Vini Jr. é o fato de o jogador não se calar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas