Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Gripe aviária: ministérios articulam protocolos para emergência

Ministras da Saúde e do Meio Ambiente se reuniram com ministro da Agricultura para discutir enfrentamento à gripe aviária

Depois de o governo federal declarar emergência zoossanitária por gripe aviária no país na última segunda-feira (22/5), líderes de três ministérios se reuniram nesta sexta-feira (26) para articular protocolos de enfrentamento à doença.

Participaram da reunião a ministra da Saúde, Nísia Trindade, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Leia também

Até o momento, não há casos registrados em humanos. “A cooperação busca evitar a transmissibilidade entre animais e humanos, e realizar ações para reduzir impactos ambientais em razão da contaminação de aves”, informou o Ministério da Saúde, em nota.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alerta para que aves abandonadas não sejam recolhidas pela população, e que haja o acionamento do serviço veterinário local.

A emergência zoossanitária foi declarada depois da confirmação de oito casos de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em animais.

Para fortalecer a vigilância contra a doença, será instituído um Centro de Operações de Emergência (COE). O ministério já tinha suspendido a realização de feiras de exposição de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados.

“Até o momento, são oito casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real)”, detalhou o Mapa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas