Justiça francesa absolve Airbus e Air France por acidente
Empresas respondiam por homicídio culposo. Voo AF447 saiu do Rio e tinha Paris como destino
A Justiça da França absolveu nesta segunda-feira (17) a fabricante europeia Airbus e a companhia Air France pelo acidente do voo AF447 Rio-Paris em 2009 que matou 228 pessoas.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

As duas empresas eram julgadas por homicídio doloso.
Leia também
O tribunal de Paris responsável pelo caso absolveu as duas empresas por considerar que, embora tenham cometido "falhas", não foi possível demonstrar "nenhuma relação de causalidade" segura com o acidente.
Depois de uma busca de dois anos pelas caixas-pretas do A330 usando submarinos remotos, os investigadores descobriram que os pilotos responderam "com falhas" a um problema envolvendo sensores de velocidade congelados e caíram em queda livre sem responder aos alertas de estol.


Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira
Mas o julgamento também destacou debate entre a Air France e a Airbus sobre problemas técnicos com sistemas que geram as leituras de velocidade.
Este foi o primeiro julgamento da França por homicídio involuntário corporativo, para o qual a multa máxima é de 225 mil euros.
Ambas as empresas se declararam inocentes.
Ao anunciar o veredicto, o juiz do tribunal criminal de Paris listou vários atos de negligência de ambas as empresas, mas disse que eles ficaram aquém da certeza necessária para estabelecer responsabilidade firme pelo pior desastre aéreo da França.
"Um provável nexo causal não é suficiente para caracterizar um delito", disse o juiz ao tribunal lotado.
