Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

NBA pode liberar uso de maconha em acordo com jogadores

Liga americana de basquete acerta novo convênio coletivo, que pode incluir liberação da cannabis

A NBA acertou neste sábado o novo convênio coletivo com a NBPA (associação de jogadores da liga de americana de basquete) com duração para sete anos. Os detalhes do acordo ainda vão ser formalizados e divulgados, mas entre as cláusulas pode estar a liberação do usa de maconha para os jogadores. As informações são do jornal espanhol "Marca".

Pelo atual convênio coletivo, a maconha está na lista de substâncias proibidas, mas a suspensão de cinco jogos só é aplicada a jogadores que forem pegos três vezes no exame antidoping. Na prática, os jogadores já estavam resguardados, já que a NBA suspendeu os testes aleatórios para detectar uso de cannabis em 2020, antes dos jogadores se reapresentarem para concluir a temporada na bolha de Orlando durante a pandemia do coronavírus.

Leia também

A NBA vem seguindo a tendência de liberações nos Estados Unidos. De acordo com a revista "Esquire", 36 estados dos EUA permitem o uso da maconha pelo menos de forma medicinal, com 18 desses autorizando também a sua utilização de forma recreativa.

A cannabis é proibida pelo código da Agência Mundial Antidopagem (Wada) por conter etrahidrocanabinol (THC), classificada como "substância de abuso". O canabidiol (CBD), também encontrado na maconha, é liberado por não ter efeito narcótico e tem sido utilizado para melhorias em dores crônicas e aspectos emocionais. Exame antidoping com presença de THC pode render ao atleta suspensão de três meses.

A NBA, porém, segue as próprias regras antidopagem. O astro Kevin Durant, do Phoenix Suns, é um dos maiores defensores do uso da maconha.

- Se você a ama, você a ama. Se não é a sua preferência, você nem vai experimentar. Maconha é maconha. Não é prejudicial a ninguém. Apenas ajuda a melhorar as coisas. Na minha opinião, não deve ser um tópico de discussão - argumentou Durant.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas