Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Papa Francisco tem alta após três dias e brinca: “Ainda estou vivo”

Francisco ficou internado por três dias depois de ser diagnosticado com bronquite infecciosa. Ele celebrará a missa do Domingo de Ramos

O papa Francisco recebeu alta do hospital na manhã deste sábado (1º/4) e já está no Vaticano. Francisco ficou internado por três dias depois de ser diagnosticado com bronquite infecciosa. Ao ter alta, brincou: “Ainda estou vivo”.

A notícia foi confirmada pelo Vaticano:

Leia também

Depois de rezar diante do ícone de Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maior, confiando todos os doentes a Ela, #PapaFrancisco já se encontra no #Vaticano pic.twitter.com/3eZVQQnNrs

— Vatican News (@vaticannews_pt) April 1, 2023

Ao deixar o hospital, o papa abraçou um casal que perdeu a filha. Neste domingo (2/4), Francisco deve presidir a missa do Domingo de Ramos, que abre as celebrações da Semana Santa – uma das datas mais importantes para o cristianismo. A cerimônia será, como de costume, na Praça São Pedro, no Vaticano.

Nessa sexta (31/3), o papa Francisco demonstrou que havia se recuperado bem. Ele jantou pizza e visitou as crianças da ala de Oncologia Pediátrica do Hospital Gemelli, em Roma, na Itália.

O pontífice levou terços, ovos de chocolate e livros para as crianças. Ele também batizou o pequeno Miguel Angel, de apenas algumas semanas de vida.

10 anos de pontificado

Francisco completa neste ano 10 anos de pontificado. Em 13 de março de 2013, o cardeal de Buenos Aires Jorge Bergoglio deixava de ser conhecido pelo nome de batismo para ser chamado de Francisco, primeiro papa das Américas e o “papa do fim do mundo”, como ele mesmo se denominou.

Ele assumiu o comando do Vaticano após a renúncia de Bento XVI e chamou a atenção com sua postura de humildade e discursos sempre voltados para os menos protegidos.

Durante o seu pontificado, Francisco precisou enfrentar os escândalos de abusos sexuais de menores de idade por religiosos e aboliu o “sigilo pontifício”, utilizado por autoridades eclesiásticas para não comunicar tais atos.

Nos últimos meses, o papa deu a entender, em alguns momentos, que poderia renunciar ao cargo. Ele, porém, segue liderando a Igreja Católica e já designou 65% dos nomes que definirão o próximo pontífice.

O papa tem bom relacionamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes de ser internado na última semana, em entrevista a uma TV argentina, Francisco declarou que o presidente Lula foi condenado sem provas e disse que o impeachment da ex-chefe do Executivo, Dilma Rousseff, foi injusto.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas