Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Risco de conflito nuclear é o maior desde a Guerra Fria, alerta ONU

Alerta da ONU acontece após Vladimir Putin anunciar o armazenamento de armas nucleares em Belarus

Durante uma reunião do Conselho de Segurança, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a recente escalada na tensão nuclear é preocupante, com o risco do uso de armas de destruição em massa sendo o maior desde o período da Guerra Fria.

“O risco de uma arma nuclear ser usada é, atualmente, maior do que em qualquer outro momento desde o auge da Guerra Fria”, disse Izumi Nakamitsu, subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento.

Leia também

A reunião acontece após Vladimir Putin anunciar o armazenamento de armas nucleares em Belarus, país comandado pelo aliado Alexander Lukashenko.

De acordo com a diplomata, a falta de diálogo e o crescimento da retórica nuclear entre países com armas de destruição em massa são as principais causas do risco de um conflito com bombas atômicas.

“Quando se trata de questões relacionadas a armas nucleares, todos os Estados devem evitar tomar quaisquer ações que possam levar a uma escalada ou erro de cálculo”, afirmou.

Nakamitsu ainda pediu que a Rússia e os Estados Unidos, os dois países com os maiores arsenais nucleares do mundo, voltem as conversas para a implementação de um novo Tratado START.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas