Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Maceió terá festival para celebrar o Dia Mundial da Criatividade

Ação colaborativa busca conscientizar sociedade e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima

O Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, proposto pelas Nações Unidas para conscientizar sobre a importância da criatividade na solução de problemas da sociedade, será comemorado com um festival colaborativo em Maceió. A ação ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de abril, na capital alagoana. A programação ainda será divulgada.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), o projeto promoverá uma série de atividades gratuitas de educação, desenvolvimento sustentável, cultura e entretenimento. O órgão ligado ao Governo de Alagoas é anfitrião da ação, ao lado da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedcis).

Leia também

“Realizar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação é mais um passo que Alagoas dá para o fortalecimento da Economia de Criadores, que vem crescendo de forma avançada e impactando diretamente o desenvolvimento econômico, social e cultural”, diz a gestora da Secult/AL, Mellina Freitas.

Para Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e diretor executivo da World Creativity Organization, o projeto é voltado para toda a sociedade, incluindo organizações sociais e governos. "Pautados nisso, a edição de 2023 terá como tema oficial 'A Era dos Criadores de Impacto'. Com muito orgulho, podemos dizer que a nossa comunidade é formada por centenas deles e que, juntos, promoveremos o desenvolvimento humano e profissional de milhares de pessoas através da Revolução Criativa".

Em Maceió, o líder local responsável pelo Dia Mundial da Criatividade é Gustavo Boroni, empreendedor alagoano com mais 14 anos de atuação em áreas da Economia Criativa. Multiartista, ele também é fotógrafo, professor, publicitário e founder da startup Estampa POP.

"Ser aprovado pela Organização Mundial da Criatividade para trazer o Dia Mundial da Criatividade para Maceió é um orgulho muito grande, mas só faz sentido se tivermos o apoio de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros da nossa região que ajudem a transformar esse dia em um evento inesquecível. Afinal, as sociedades mais prósperas encorajam e utilizam a criatividade de todos os seus membros. Em abril, vamos potencializar nosso ecossistema criativo, focados na construção de um futuro melhor com muita criatividade e inovação", declara Boroni.

Sobre o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade)

O Dia Mundial da Criatividade é uma iniciativa da World Creativity Organization (Organização Mundial da Criatividade), organização responsável por difundir a marca World Creativity Day, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

No Brasil, em 2014, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 146 cidades de 22 países com a participação de 80.000 pessoas e a distribuição de 100.000 bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas