Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Lançamento de livros marca início da celebração dos 50 anos do Cesmac

Com três títulos lançados em evento coletivo nesta terça-feira (28), instituição expõe valorização da produção acadêmica

O lançamento coletivo de três livros organizados por docentes do Centro Universitário Cesmac marca, nesta terça-feira (28), o início das celebrações dos 50 anos da instituição de ensino superior alagoana. Abordando assuntos importantes e que compartilham conhecimentos ligados à educação e a questões contemporâneas, as publicações serão entregues à sociedade em uma cerimônia, que ocorre no Auditório João Sampaio, no Campus I do Cesmac, a partir das 16h.

Na ocasião serão lançados os livros: “Saúde e Educação na Sociedade Contemporânea: Investigação Científica e Retorno Social”; “Apoio ao Discente Cesmac: da institucionalização acadêmica à práxis docente em contexto pandêmico" e "Ser Professor (a) no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Discursos e construções identitárias do (a) graduando (a) em Letras”.

Leia também

Para o vice-reitor do Cesmac, o escritor e historiador Douglas Apratto, os lançamentos expõem experiências docentes que foram vivenciadas na instituição. Além dos livros que serão lançados hoje, outros títulos serão apresentados em breve e que contam a história de vanguarda da instituição.

“Esses três livros dão um bom início a este cinquentenário. São gerações de alagoanos formados aqui, muitas histórias e todas tendo a formação dos nossos alunos como objetivo final”, afirma Apratto.

Cesmac lança livros de docentes e expõe investimento na produção acadêmica
Cesmac lança livros de docentes e expõe investimento na produção acadêmica | Foto: Reprodução

Ele evidencia que, historicamente, a instituição de ensino superior tem papel crucial no desenvolvimento de Alagoas e que, meio século após abrir as portas, continua contribuindo para o desenvolvimento social e humano. Além disso, os lançamentos também apontam que o Cesmac segue investindo na produção de conhecimento e prezando pela excelência dos profissionais que compõem o corpo docente.

“Ficamos muito felizes com esses trabalhos, que são diferenciados, sob o comando da professora Cláudia Medeiros. Além disso, temos conseguido muitas avaliações positivas que merecem ser destacadas neste momento festivo: somos, por exemplo, conceito 5 na avaliação do MEC, em áreas diversas”, pontua o vice-reitor.

OS LIVROS

No livro “Saúde e Educação na Sociedade Contemporânea: Investigação Científica e Retorno Social”, organizado pelos docentes Evanisa Helena Maio de Brum, Luiz Renato Rodrigues Carreiro e Silvana Maria Blascovi-Assis, são abordadas discussões sobre transtornos do desenvolvimento. São oito capítulos, todos produzidos por alunos do Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro Universitário Cesmac, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. O livro é resultado do Simpósio interdisciplinar, materializado pela Editora Cesmac para tornar o texto acessível a um maior número de leitores. O projeto, iniciado em 2018 e concluído em 2022, formou novos doutores, todos docentes do Cesmac.

Na obra “Apoio ao Discente Cesmac: da institucionalização acadêmica à práxis docente em contexto pandêmico", que tem como organizadores os professores Douglas Apratto, Claudia Medeiros, David Oliveira e Maria do Desterro, os autores destacam a importância do acompanhamento e orientação ao discente como etapas do processo educativo, em todas as situações de aprendizagem que contribuam para a formação, como também na ampliação das possibilidades de permanência e no desenvolvimento de habilidades socioprofissionais que atendam as demandas do mundo do trabalho e atuação social.

Vice-reitor aponta Cesmac como parceiro do progresso e da excelência
Vice-reitor aponta Cesmac como parceiro do progresso e da excelência | Foto: Divulgação

“Neste livro mostramos o intenso trabalho do Cesmac durante o período da pandemia de Covid-19, quando a instituição mostrou vitalidade e resiliência para superar momentos tão adversos”, evidencia Douglas Apratto.

"Em nenhum instante os nossos alunos foram abandonados pela instituição durante a pandemia. Receberam, através de inovação e acolhimento, o incentivo necessário para continuar os estudos. Não foi uma tarefa fácil, mas superamos os desafios. Nossos estudantes e professores fizeram seu papel com sucesso”, continua o professor e historiador.

O último livro a ser lançado na tarde de hoje é "Ser Professor (a) no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Discursos e construções identitárias do (a) graduando (a) em Letras”, de autoria do docente David Oliveira. O livro é resultado de uma pesquisa de tese e está situado no âmbito da Linguística do Discurso. Trata-se de um estudo de caso que busca investigar quais discursos concorrem para a construção das identidades docentes de graduandos. A intenção é contribuir continuamente para instâncias formadoras, leitores e estudiosos, atores que atuam em instituições de educação básica.

Leia também

“O Cesmac é uma das poucas instituições de ensino de Alagoas que tem Residência Pedagógica, mostrando o seu comprometimento com a educação. É uma bela experiência, que nos engrandece”, diz Douglas Apratto.

“Daremos hoje um belo início à programação do nosso cinquentenário. Meio século formando gerações e sempre na vanguarda das ações educacionais, com ensino de qualidade, aferido por dezenas de avaliações do MEC, que atestam a eficiência de nossas práticas pedagógicas de altíssimo nível. Será Um momento ímpar”, finaliza o vice-reitor.

SERVIÇO

O quê: Editora Cesmac lança série de livros marcando celebrações dos 50 anos da Instituição

Quando: Terça-feira, 28 de fevereiro, às 16h

Onde: Auditório João Sampaio – Campus I Cesmac (Rua: Cônego Machado – Farol)

Aberto ao público

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas