Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Procura por cursos da Ufal aumenta 18%; Medicina tem 530 para 1 vaga

Em 2020, foram 38 mil inscrições, ante 45 mil em 2023; Medicina em Maceió é o mais disputado, com 5,3 mil inscrições e apenas 100 vagas

Dados da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) apontam que a procura pelos cursos de graduação aumentou 18% na edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, em comparação com a edição 2020, quando a universidade também disponibilizou todas as vagas em edição única. Em 2020, foram 38 mil inscrições, ante 45 mil em 2023. As inscrições se encerram às 23h59 desta sexta-feira (24).

De acordo com o levantamento, o curso de Medicina em Maceió é o mais disputado, com 5,3 mil inscrições e apenas 100 vagas, o que dá uma concorrência de 530 pessoas para uma vaga. Logo depois aparecem Medicina-Arapiraca, Psicologia, Direito e Enfermagem, os três do Campus A.C. Simões.


			
				Procura por cursos da Ufal aumenta 18%; Medicina tem 530 para 1 vaga
Curso de Medicina em Maceió é o mais disputado. Renner Boldrino/ Ascom Ufal

“Medicina continua sendo o curso mais procurado, chegando a ter o dobro de inscrições confirmadas maior do que o segundo colocado. São mais de cinco mil candidatos, enquanto Medicina Arapiraca tem pouco mais de dois mil candidatos em disputa”, destacou o diretor da Copeve, Zeuxis Morais.

Odontologia (Maceió), Administração (Noturno – Maceió), Nutrição (Maceió), Enfermagem (Arapiraca) e Direito (Noturno-Maceió) completam as lista dos cursos mais procurados até este último dia do Sisu.

CONFIRA O RANKING DE CURSO MAIS PROCURADOS

  1. Medicina- Maceió
  2. Medicina- Arapiraca
  3. Psicologia- Maceió
  4. Direito (matutino)- Maceió
  5. Enfermagem- Maceió
  6. Odontologia- Maceió
  7. Administração (noturno)- Maceió
  8. Nutrição- Maceió
  9. Enfermagem (Arapiraca)
  10. Direito (noturno)- Maceió

Artigos Relacionados

Após o encerramento do Sistema, as notas serão calculadas e a lista dos classificados será divulgada no dia 28 de fevereiro, com os resultados finais dos inscritos. A partir daí, o candidato deve aguardar o edital de convocação de matrícula da Ufal na Chamada Regular, que contempla os classificados dentro das vagas ofertadas.

Mas Zeuxis alerta para que o candidato deve organizar a documentação que será enviada pela internet. Não é preciso se deslocar até a Ufal, tudo pode ser encaminhado de forma on-line. As instruções estão descritas no edital de abertura disponível no site da Copeve

“Existe uma documentação comum para todos os candidatos e dependendo da demanda de cota que o candidato esteja classificado ele vai precisar enviar documentos específicos. Basicamente todo o candidato cotista precisa comprovar que estudou os três anos do ensino médio em escola pública. Quando o candidato é demanda PcD precisa apresentar uma documentação específica para comprovar a condição dele de pessoa com deficiência. E os candidatos que estão também na demanda de negros, além do envio de documentos precisam participar de um procedimento de heteroidentificação com algumas fotos e vídeo para comprovar que é um candidato negro”, exemplificou Zeuxis.

Lista de espera

Quem não for contemplado na lista do dia 28 de fevereiro pode participar da Lista de Espera. Nesse caso, o candidato volta no site do Sisu e faz a manifestação de interesse para continuar na lista de espera. O prazo fica aberto até dia 3 de março para escolher apenas uma opção de curso para disputar uma vaga remanescente.

“É importante que o candidato faça essa escolha e continuar, porque pelo histórico que nós temos aqui na Ufal a gente faz uma segunda, uma terceira chamada, aí nessas chamadas seguintes pode ser que chegue na classificação que o candidato está na lista de espera e ele passe a ser contemplado com a vaga. É gratuito, é importante não perder a oportunidade”, disse Zeuxis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X