Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Estudo de Harvard define como deve ser dieta para garantir longevidade

Pesquisa americana associou vários padrões alimentares saudáveis ​​a um menor risco de morte, sugerindo que o paciente pode escolher dieta

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que não é preciso seguir apenas uma dieta para o resto da vida no intuito de garantir a longevidade. Pacientes que se cansaram de um regime e testaram outros por algum tempo evitaram o risco de morte prematura em 20%.

O estudo foi publicado na última segunda (9/1) na revista científica JAMA Internal Medicine, e analisou dados de 119.315 pessoas, sendo 75 mil mulheres e 44 mil homens, ao longo de 36 anos.

Leia também

Segundo os cientistas, existem quatro tipos de cardápio saudável:

  • Dieta mediterrânea: prioriza frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, legumes, peixe e uma grande quantidade de azeite;
  • Dieta saudável à base de plantas: dá preferência a produtos vegetais, e a diminuir o consumo de produtos de origem animal e qualquer tipo de bebida alcoólica;
  • Índice de Alimentação Saudável: ​​à base de plantas, desaprova carne vermelha e processada, e desencoraja o consumo de açúcar adicionado, gorduras não saudáveis ​​e álcool;
  • Índice Alternativo de Alimentação Saudável: inclui nozes, sementes, grãos integrais e menor consumo de carnes vermelhas e processadas, além de bebidas açucaradas.
  • A ideia é que o paciente monte seu próprio cardápio levando em consideração os planos alimentares: no fim das contas, deve-se apostar em uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos, evitando carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e álcool.

“Nossos resultados mostram que podemos ter muita flexibilidade em termos de criar nossos próprios padrões alimentares saudáveis, ​​que podem ser adaptados às preferências individuais, condições de saúde e culturas”, afirma um dos autores do estudo, o pesquisador Frank Hu.

Além de evitar o risco de morte por todas as causas, o estudo aponta que a dieta também é eficaz contra doenças respiratórias — foi percebida uma diminuição de risco nos participantes entre 35% a 46%.

A alimentação base

De acordo com a nutricionista Talyta Machado, que não participou da pesquisa, é consenso na comunidade científica que a base de uma alimentação considerada saudável deve incluir grande consumo de vegetais e frutas.

“Eles devem ser associados a alimentos chamados funcionais, como chás, que vão auxiliar a desinflamar o corpo e, assim, retardar o envelhecimento celular”, explica. Alguns exemplos de alimentos funcionais são:

  • Cacau;
  • Chá de raiz de cúrcuma;
  • Resveratrol, substância presente, por exemplo, na casca da uva;
  • Quercetina, que pode ser encontrada no chá verde, casca de maçã, vinagre de maçã orgânico e matcha.

“Seguir uma dieta isoladamente pode criar uma falsa sensação de estar ‘fazendo tudo que pode’ quando, na verdade, sua saúde poderia melhorar com uma conduta mais específica. É sempre importante ressaltar esses pontos para aqueles que precisam de um cuidado mais aprofundado”, afirma.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas