Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Damar Hamlin acorda e pergunta: "Nós ganhamos?"

Médicos que tratam o jogador do Buffalo Bills, da NFL, revelaram em entrevista coletiva que o atleta segue entubado, mas com função neurológica intacta, e que usou caneta, papel e prancheta para se comunicar

Em entrevista coletiva, os médicos que atenderam e estão acompanhando Damar Hamlin na Universidade de Cincinnati, Timothy Pritts e William Knight, revelaram que ao acordar da sedação, na noite desta quarta-feira (4/1), a primeira pergunta do jogador foi: "Nós ganhamos?". Damar, ainda entubado, queria saber quem venceu a partida entre seu time, Buffalo Bills, e o Cincinnati Bengals na noite de segunda-feira, quando ele teve uma parada cardíaca em campo.

Tudo em um só lugar.

Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

- Ele foi capaz de reagir a comandos, a responder perguntas e até perguntou quem ganhou o jogo - contou Pritt, esclarecendo que ele ainda não é capaz de falar porque segue entubado, ajudado por ventilação mecânica, mas usou papel e caneta em uma prancheta: - Ele se comunicou por escrito. E eu respondi: "Sim, Damar, você ganhou. Você ganhou o jogo da vida".

Leia também

O jogador ouviu o relato dos médicos sobre tudo o que aconteceu com ele e novamente escreveu, se mostrando surpreso por ter ficado "fora do mundo" por dois dias. Os médicos revelaram ainda que ele está mexendo pés e mãos. Por falar nisso, não tem faltado mão para Damar segurar e apertar desde que acordou.

- Ele segurou a minha mão, as dos pais, de familiares, de pessoas do Buffalo Bills, de todos à sua volta. Ele está segurando muitas mãos - disse Knight, sorrindo.

Shorts Youtube
Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Play
Doação de sangue em Maceió

Doação de sangue em Maceió

Play
Acidente em Marechal Deodoro gera engavetamento

Acidente em Marechal Deodoro gera engavetamento

Play
Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Play
Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em AL e no RJ

Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em AL e no RJ

Os sorrisos dos médicos ao explicarem a enorme evolução de Damar em menos de 72 horas também indicaram que a recuperação do atleta de 24 anos está encaminhada.

- Chegamos a ficar muito apreensivos com a situação dele, mas houve melhoras substanciais nas últimas horas - confirmou Knight, reforçando que suas condições neurológicas foram inteiramente preservadas, mas ressaltando que o quadro ainda inspira cuidados e que ele segue cercado por uma equipe que inclui cardiologistas, neurologistas, traumatologistas, pneumologistas, fisioterapeutas respiratórios e enfermeiros. - Ele continua em tratamento intensivo.

Os médicos afirmam que ainda não há dados para afirmar a causa do mal súbito de Damar, se a parada cardíaca foi causada por uma condição pré-existente ou se foi resultado de commotio cordis, fenômeno no qual um impacto súbito e contundente no tórax num momento específico, de início da onda T, causa morte súbita na ausência de dano cardíaco: há uma perturbação elétrica, e com isso acontece a parada cardíaca e o coração não consegue ejetar sangue para o cérebro e o corpo.

- Não temos respostas definitivas, os exames ainda estão em andamento. Commotio cordis é raro e é um diagnóstico de exclusão, então temos que fazer testes antes. É cedo para confirmar - disse Knight, comentando que "tem sido uma estrada longa e difícil".

A rapidez e a eficácia da resposta dos médicos que estavam em campo foi, por diversas vezes, ressaltada por Pritt e Knight. Ao ser perguntado se o prognóstico seria outro caso a equipe médica que atendeu Damar no momento do incidente tivesse demorado mais alguns segundos, Pritt confirmou:

- É justo dizer isso - disse, pouco antes de agradecer mais uma vez a equipe de primeiros socorros por salvar Damar.

- Não apenas por salvar sua vida, mas por salvar sua função neurológica - completou Knight. - Essa rapidez é que permitiu que estivéssemos aqui hoje.

Os médicos presentes na coletiva contaram ainda que o atleta foi entubado ainda na ambulância, e em seguida ajudaram a formar uma pequena linha do tempo do que ocorreu entre o colapso e a chegada de Damar ao centro médico.

- É incrivelmente raro ter algo tão grave em campo e o reconhecimento dessa gravidade tão rapidamente foi fundamental - comentou Knight. - A idade e o condicionamento físico dele fizeram a diferença, assim como ter uma equipe de médicos e paramédicos que foi tão rápida.

Linha do tempo:

Quando restavam 6min06s para o fim do primeiro quarto do jogo entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals, com o placar apontava 7 a 3 para os Bengals, Damar Hamlin se chocou com o wide receiver Tee Higgins, dos Bengals, levantou-se e, alguns segundos depois, desabou em campo, desacordado;

Ao cair, o jogador foi imediatamente atendido, mas naquele momento, ainda tinha pulso;

Em seguida, perdeu o pulso, ou seja, os batimentos do coração foram interrompidos por uma parada cardíaca;

Foi feita massagem cardíaca;

A arritmia cardíaca continuou se manifestando;

Foi usado um desfibrilador;

Após cerca de 10 minutos de atendimento em campo, já ressuscitado, Damar foi transferido para a ambulância;

Ainda dentro da ambulância, foi detectada a dificuldade de Damar de respirar e o atleta foi entubado;

Ao chegar ao hospital, Damar foi encaminhado para a unidade de terapia intensiva (UTI), onde segue internado;

48 horas depois da internação, a ventilação de oxigênio já havia sido reduzida de 100% para 50%. O "desmame" segue acontecendo de forma progressiva, e ele será extubado quando não houver mais necessidade de ventilação mecânica.

No fim da noite de quarta-feira, o jogador começou a acordar e a se comunicar com médicos e familiares.

Os médicos não fazem previsões de quando o tubo será retirado nem de quando o atleta sairá da UTI. Mas a expectativa é de que ele possa respirar sozinho o quanto antes.

- Ele ficará pelo tempo necessário e receberá o tratamento que precisar - disse Knight, que confirmou ainda que Damar entrou, logo nas primeiras horas, em protocolo de hipotermia, para melhorar as chances de preservação da função cerebral.

Jogador da defesa na posição de safety, Damar Hamlin, 24, está em sua segunda temporada na NFL, ambas pelo Buffalo Bills. A partida foi inicialmente suspensa e, mais tarde, adiada sem nova data definida.

Volta ao esporte

Os médicos não quiseram especular se Damar poderá ou não voltar a jogar futebol americano profissionalmente.

- É muito cedo para termos essa conversa. Ele ainda está na UTI, ainda estamos focando em um dia após o outro. Vamos saber mais sobre sequelas ou não conforme ele for se recuperando - afirmou Knight.

Damar segue com um pequeno grau de sedação, necessário para seu conforto enquanto estiver entubado.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas