Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CAFÉ COM LESSA

Carol Borba dá dicas fitness para você começar o ano com hábitos mais saudáveis

A profissional de educação física tem milhões de seguidores e é um sucesso no Brasil

O ano começou e na lista de metas da maioria das pessoas sempre entra: adotar uma vida mais saudável. Seja em alimentação ou treinos, todos buscam começar o ano entrando na linha. Pensando nisso, a coluna Café com Lessa foi até Carol Borba, um dos maiores nomes do universo fitness no Brasil - que reúne no YouTube mais de cinco milhões de inscritos e no Instagram dois milhões de seguidores.

A Carol listou as principais dúvidas que surgem nesse momento e promete que elas podem ser  fundamentais para esse (re) começo. Confira: 

Leia também

1 - Para quem pretende começar o ano com hábitos mais saudáveis, na sua opinião, qual o primeiro passo? 

Parece um clichê, mas é a mais pura verdade: começar. Simplesmente começar. Quando a gente começa a possibilidade e probabilidade de continuarmos e levar isso a sério é maior. Por exemplo, quando falamos: segunda-feira vou começar. E na segunda por algum motivo não começamos, não dá tempo, daí adia para terça. Se na terça não deu esquece, meu filho, porque a semana inteira você vai empurrar com a barriga até a outra segunda. Então, o primeiro passo é começar.

Acorda, faz uma rotina de exercícios - mesmo que seja curtinha - e que sua meta seja treinar uma hora por dia, busque começar por 15 minutos. Já é alguma coisa, isso vai te motivar a continuar. A alimentação também, não podemos esquecer. Uma dica é: exagerou na bebida alcoólica ou refrigerante neste fim de ano? Começa o ano colocando como meta, que é até fácil de cumprir, diz: vou passar a semana toda sem refri e só vou tomar no final de semana. Metas simples e que sejam fáceis de realizar. 

2 - Qual a melhor forma de associar a rotina diária com os treinos?

Na minha opinião é treinar pela manhã. A gente coloca isso como uma prioridade, e não é o treino que é prioridade e sim nossa saúde. É a gente como prioridade. E colocando pela manhã nada vai tirar isso. Ah, teve um dia ruim, brigou com o companheiro, teve problema na empresa, chegou desanimado em casa a noite? Tudo isso pode fazer com que você não queira treinar e deixe para depois. Quando você faz pela manhã, se organiza, acorda cedinho e consegue concluir. 

Metas simples e que sejam fáceis de realizar.

3 - Quais seriam as principais dificuldades para quem está começando atividades físicas e uma alimentação mais saudável?

As mudanças de hábitos que precisamos colocar em prática mesmo. É sair de um lugar que já está adaptado e mudar. Então, de repente a alimentação está adaptada a ser sempre de uma forma, mudar, tirar algo, substituir por alimentos mais saudáveis pode ser dificeis. Minha opinião é que a alimentação é mais difícil do que a rotina de treinos. Porque a alimentação é o que você tem que mudar, trocar fritura por assadas, o paladar sente a mudança. Acrescentar uma rotina de treinos é na verdade organizar o seu tempo. Organizar sua rotina e trazer uma de treinos.

Óbvio, temos que encontrar um treino que seja interessante para você, no sentido de gostar de fazer. Seja uma dança, um treino funcional ou outra atividade. Encontrar um espaço na sua agenda e incluir num momento do seu dia que não vá precisar tirar nada que te dê prazer. 

4 - Quais dicas você dá para quem está começando o ano adotando esses hábitos saudáveis?

A mais importante de todas é entender como voce funciona, se conhecer. Tem pessoas que são movidas pelos desafios, então tem gente que gosta de colocar uma meta mais ousada, tem pessoas que dizem que vão fazer uma alimentação 100% regrada, treinar todos os dias e ponto. E se a pessoa gosta disso e sabe que funciona assim haja dessa forma. Tem pessoas que vivem no sedentarismo, vivendo uma vida sem tantas regras na alimentação e sem pensar no que está comendo. E para começar, se for uma meta muito ousada vai ficar frustrado se não conseguir cumprir 100%. Se a pessoa é desse tipo, o que ela tem que fazer? Estabelecer metas que sejam possíveis de serem cumpridas. Vou tirar o refrigerante, durante a semana; vou diminuir o consumo de bebida alcoólica, vou consumir uma vez ao mês; reduzir o consumo de doces, treinar três vezes por semana. Para incluir metas que não tragam frustrações. Para assim conseguir cumprir e não se frustre, porque quando a gente se frustra nesse lance de hábitos mais saudáveis a gente tem uma tendência a não voltar mais e colocar na cabeça que não é capaz.

É muito melhor colocar uma meta aplicável, possível de ser vivida e criando aos poucos esses hábitos, aprimorando aos poucos esse condicionamento físico e gostando mais de alimentos saudáveis aos poucos. Para que essa frustração não te tire do caminho, dos eixos, então essa é a principal dica. As demais são colocar o exercício físico como primeira atividade do seu dia, vai te ajudar dando disposição, porque quando a gente se exercita a gente libera uma série de hormônios e substâncias em nosso corpo que dão a sensação de bem estar, então o exercício físico pela manhã traz  benefícios pra sua vida no geral. E com relação a alimentação: tire da sua alimentação o que você sabe que é prejudicial, os exageros, vá diminuindo e entendendo que você é capaz. O segredo é começar. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas