Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Designers de Alagoas lançam peças feitas com conchas de sururu

Criadoras vêm explorando o material desde 2018 e apresentaram ideia no programa ‘Pequenas Empresas, Grandes Negócios

As designers e arquitetas Fernanda Ferro e Maísa Cavalcanti lançam a primeira coleção do projeto Cais Design, que tem como objetivo inserir no mercado um material inovador, utilizando como matéria prima principal os resíduos das conchas de mariscos provenientes da cadeia produtiva de sururu e maçunim. O projeto tem o intuito ainda de aproveitar a qualidade estética do produto para a confecção de peças de decoração.

As designers vêm explorando esse material desde 2018 e já produzem peças em suas marcas paralelas (joias no Estudio Monteferro e luminárias na Vinco Design). Ao longo desses quatro anos, foram premiadas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), exibiram seu trabalho no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da rede Globo e desenvolveram troféus em parceria com o IABS e a Embaixada da Suécia para premiações de mulheres pesquisadoras da área da ciência dos oceanos (através do Prêmio Marta Vannucci 2021 e 2022).

Leia também

Imagem ilustrativa da imagem Designers de Alagoas lançam peças feitas com conchas de sururu
| Foto: Divulgação

“Neste momento, a Cais Design está completando mais um ciclo, no inicio de 2022 a empresa foi contemplada no edital do Senai Hub (GdH Industria) e agora fechamos essa fase, de muito aprendizado, com o lançamento de três peças, uma luminária, um espelho e uma mesa lateral”, diz a designer Fernanda Ferro. Em 2023 elas darão continuidade a este projeto, já que foram uma das 30 empresas selecionadas pelo programa Startup Nordeste, promovido pelo Sebrae Alagoas.

Com design orgânico, as peças tem estrutura metálica feita artesanalmente e as conchas de sururu que protagonizam as superfícies. A inspiração para essa primeira coleção “veio das curvas das conchas e das ondas das águas”, explica Maísa Cavalcanti.

Imagem ilustrativa da imagem Designers de Alagoas lançam peças feitas com conchas de sururu
| Foto: Divulgação

Para obter um material rígido, as designers contam que as conchas passam por um processo de limpeza e trituração e recebem em sua composição um aglutinante vegetal.

A aquisição das peças será possível por meio de encomendas a partir de janeiro de 2023, o e-commerce da marca também estará disponível em breve e lá estarão todas as informações e os produtos que a dupla vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas